Rio Grande do Sul recebe kits de medicamentos para atender até 300 mil pacientes
Cada kit é composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras
Até o próximo domingo (12/5), o Rio Grande do Sul totalizará 100 kits de emergência recebidos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para abastecer as unidades de saúde que perderam seus estoques de medicamentos. Na última semana, foram enviados 20 conjuntos e a previsão é que cheguem mais 30, nesta sexta-feira (10), no sábado (11) e 40, no domingo (12).
Cada um dos kits pode atender cerca de 3 mil pessoas por 15 dias e é composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas, ataduras e outros. “Além disso, estamos recebendo listas de outros medicamentos que não compõem esse kit”, destaca o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do ministério, Márcio Garcia.
ANTECIPAÇÃO - Como parte das ações emergenciais de socorro ao Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde decidiu antecipar o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios gaúchos. Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024. A medida visa apoiar os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.
Medicamentos e outros insumos de saúde estão sendo enviados ao estado desde a última sexta-feira (3). Até o momento, foram enviados itens como insulinas, imunobiológicos, imunoglobulina, soros antiveneno, entre outros que o estado elegeu como prioridade.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - O Ministério da Saúde decidiu antecipar também o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios gaúchos. Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024. A medida visa apoiar os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.
Por: Secretaria de Comunicação Social (Secom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte