Cozinhas Solidárias em Santa Catarina receberão alimentos produzidos via PAA
Programa de Aquisição de Alimentos vai adquirir 25 toneladas de frutas, verduras e legumes, pinhão, feijão e farinha de milho com investimento de R$ 157,8 mil provenientes do MDS
Começa, nesta semana, a entrega de alimentos destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional em Santa Catarina, assistidas por Cozinhas Solidárias. A ação é viabilizada pelo âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essas cozinhas foram classificadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A aquisição de 25 toneladas de frutas, verduras e legumes, pinhão, feijão e farinha de milho ocorre no âmbito do PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS). O aporte para a operação é de R$ 157,8 mil, provenientes do MDS. Já a doação dos alimentos beneficiará mais de 200 famílias que vivem nos municípios catarinenses de São José e Florianópolis.
Quinze agricultores familiares do município de Rio Negrinho participam desta operação como fornecedores e também ficarão responsáveis pela distribuição dos produtos. A organização fornecedora é a Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização.
Entre as entidades recebedoras estão Cozinha Projeto Além dos Olhos, do bairro Areias, em São José, e a Cozinha Comunitária Vivendo e Aprendendo, do bairro Capoeiras, em Florianópolis.
PAA - Entre as principais finalidades do programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda; incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte