Saúde participa de debate sobre o uso da genômica humana
Realizado na capital federal, evento reúne especialistas para a troca de experiências sobre o assunto
O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realiza, nos dias 15 e 16 de maio, em Brasília, a “Consulta Regional das Américas sobre Genômica Humana e Saúde: melhorando o impacto das pesquisas”. O evento faz parte da agenda científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) , em parceria com a Opas/OMS. A iniciativa busca defender a utilização generalizada da genômica, considerando os seus benefícios para a saúde individual e pública. A agenda foi estimulada pelo relatório Acelerar o acesso à genômica em prol da saúde no mundo: promoção, implementação, colaboração e questões éticas, jurídicas e sociais , do Conselho Científico da OMS.
De acordo com a Sectics, o evento visa estimular trocas entre os participantes, vindos de diferentes países da região das Américas, para ampliar a conscientização sobre o relatório do Conselho Científico da OMS, compartilhar práticas na aplicação da genômica para a saúde individual e populacional, além de identificar desafios e estratégias para sua implementação.
Além dos convidados internacionais, a consulta regional contará com a participação de representantes do ministério e da Anvisa, pesquisadores de Instituições de Ciência e Tecnologia e de hospitais filantrópicos de excelência que coordenam projetos de pesquisa vinculados ao Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão (Genomas Brasil), bem como de sociedades especializadas em genética.
Entre as atividades da consulta, que incluem palestras e grupos de discussão, será realizada uma apresentação sobre o Programa Genomas Brasil , vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Sectics. O Programa visa contribuir para o estabelecimento das bases para o desenvolvimento da saúde pública de precisão no Brasil, em consonância com a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
A expectativa é que a consulta regional promova um ambiente de colaboração e troca de experiências, impulsionando a aplicação da genômica para melhorar a saúde pública não apenas no Brasil, mas em toda a região das Américas.
Transmissão online
O evento será transmitido online nos idiomas português, inglês e espanhol, possibilitando a participação ampla e diversificada. Acompanhe a transmissão pelos links:
- Português, no dia 15
- Português, no dia 16
- Inglês, no dia 15
- Inglês, no dia 16
- Espanhol, no dia 15
- Espanhol, no dia 16
Por Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte