“Nenhum cidadão para trás”: Serpro destaca iniciativas de inclusão digital em evento do G20
Fala de Alexandre Ávila, superintendente de governo digital do Serpro, foi dita durante participação no Workshop Virtual "Governo digital e inclusão”, do G20
Nos dias 18 e 19 de junho, o Brasil, como presidente do G20, está sediando o workshop virtual "Governo digital e inclusão". O evento reúne governos, organizações internacionais e especialistas para debater como políticas de governo digital podem impulsionar a economia digital e incluir cidadãos marginalizados.
“A inclusão digital é uma prioridade, com esforços para garantir o acesso de todos os cidadãos, inclusive os com deficiência, aos serviços digitais”, afirmou Alexandre Ávila, superintendente de Governo Digital do Serpro, durante participação transmitida na manhã desta terça-feira, 18.
Ele também comentou sobre letramento digital, ressaltando que o Serpro disponibilizou, em algumas das suas unidades, espaços chamados de Sítios, para formação e uso das tecnologias Gov.br. “A empresa também tem oferecido qualificações para estudantes da rede de ensino próximas e para a população do entorno para que entendam um pouco mais de acesso aos serviços digitais. Nenhum cidadão para trás”, enfatizou.
Exemplos do Brasil para o mundo
Durante sua participação, Ávila destacou iniciativas importantes como o Gov.br, plataforma que já conta com mais de 150 milhões de cidadãos cadastrados e com acesso a mais de 4.200 serviços públicos. Também apresentou a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que integra tecnologias avançadas como blockchain e QR Code, assegurando imutabilidade dos dados e maior segurança. Recentemente, a CIN foi premiada internacionalmente, em reconhecimento à sua contribuição na simplificação da vida dos cidadãos, facilitando o acesso a serviços como crédito e programas de governo.
Ávila mencionou ainda o papel do Serpro na colaboração internacional, trazendo como exemplo a recente missão em Bangalore, Índia, cidade conhecida como o "Vale do Silício" do Sul Global. Na semana passada, uma comitiva do governo brasileiro esteve por lá, realizando intercâmbio de conhecimento sobre infraestruturas públicas digitais (DPI). O Serpro apresentou a CIN e o Gov.br, dentre outras soluções, e teve como objetivo participar da criação de um sistema global de cooperação para que mais países possam expandir a adoção de soluções digitais para grandes populações.
Workshop termina nesta quarta-feira
O primeiro dia do Worskhop do G20 contou com a presença de autoridades internacionais. A participação de líderes como Barbara-Chiara Ubaldi, da OCDE; Pramod Varma, do Center for Digital Public Infrastructure (Índia); e Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, reforçou a importância do tema e a necessidade de colaboração internacional para expandir a adoção de soluções digitais globalmente.
Confira a programação completa do evento.
Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte