Brasil alcança nesta quinta (20) 34 medalhas nos Jogos do Brics
O quarto ouro do país ficou com o atleta da natação Thiago Ruffini, nos 1500m livre
Os atletas brasileiros estão brilhando nos Jogos do Brics, em Kazan, na Rússia. Ocupando o sexto lugar na classificação geral, o país atingiu nesta quinta-feira (20/6) a marca de 34 medalhas na competição, sendo quatro de ouro, 13 de prata e 17 de bronze. A natação está entre os destaques, e em dois dias de disputa conquistou 18 medalhas.
Pelo segundo dia consecutivo, os atletas da modalidade se classificaram para quase todas as finais e terminaram com oito pódios. Thiago Ruffini fez o melhor tempo nos 1500m livre, e ficou com o ouro na prova. “Hoje fiquei bem feliz em ganhar essa medalha. O meu tempo foi muito expressivo, bem próximo do meu melhor, e confesso que não estava esperando por isso. Então, estou muito feliz de conseguir trazer a medalha de ouro, e fiquei bem emocionado enquanto tocava o hino nacional”, contou Ruffini, pós-prova.
Nos 200m livre feminino, Nathália Siqueira ficou com o segundo melhor tempo e garantiu a prata, assim como Beatriz Bezerra nos 50m livre, que por 0,05 centésimos não levou o ouro na prova. Também ficaram com a prata João Luiz Gomes, nos 50m peito, e Victor Alcará, nos 100m livre.
O revezamento 4x100m misto também garantiu medalha. O quarteto formado por Victor Alcará, João Gomes, Maria Luíza Pessanha e Beatriz Bezerra terminou a prova com o bronze. Leonardo Coelho e Maria Luíza Pessanha também ganharam o bronze nos 200m medley e 100m costas, respectivamente.
Os Jogos do Brics
Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A competição não possui modalidades pré-definidas, sendo estas determinadas pelos anfitriões. Por tradição, cabe ao país que ocupa a presidência realizar a organização do evento. Os jogos terminam no próximo domingo (23/6).
Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência dos BRICS e organizar a competição em território brasileiro.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte