Comunidade do semiárido alagoano recebe infraestrutura para tranporte
Cerca de R$ 7,6 milhões estão sendo investidos pela Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Cerca de R$ 7,6 milhões estão sendo investidos pela Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para estruturação da via de acesso que liga o povoado Ipueiras, na zona rural do município de Estrela de Alagoas, no semiárido alagoano, à área urbana da cidade. Com vocação para produção de milho, feijão e mandioca, frutas e criação de gado para corte e leite, a comunidade rural enfrentava dificuldade para o escoamento da produção agrícola e agropecuária e para o transporte de pessoas, especialmente no período de chuvas.
Os trabalhos para dotar o povoado Ipueiras de condições adequadas de mobilidade de mercadorias e de pessoas incluem serviço de terraplenagem, implantação da pavimentação e da infraestrutura de drenagem, sinalização e obras complementares em um trecho com extensão de 5,5 km.
A solução de infraestrutura viária apresentada pela Codevasf foi a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um tipo de revestimento asfáltico muito utilizado para solucionar problemas superficiais apresentados nas vias, com benefícios como celeridade na execução dos serviços, maior durabilidade e maior capacidade de suporte de carga.
Além do povoado Ipueiras, uma das maiores comunidades rurais município de Estrela de Alagoas, a infraestrutura viária em implantação deve também beneficiar as comunidades Barriguda, Rompigibão, Gameleira, Lagoa da Serra, Pé de Serra e Jiquiri.
Segundo o superintendente regional substituto da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares Pacheco, a implantação da infraestrutura viária para escoamento da produção e mobilidade entre a comunidade rural e a sede do município de Estrela de Alagoas segue as diretrizes da Política Nacional de desenvolvimento Regional (PNDR) e da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), coordenadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“A partir de uma parceria com a prefeitura municipal, identificamos que a falta de infraestrutura na via que liga o povoado Ipueiras à sede do município estava sendo um gargalo ao escoamento da produção agrícola e agropecuária e também representava uma insegurança no transporte de pessoas. Com a execução dessa obra, apostamos no fortalecimento das potencialidades locais para o desenvolvimento da comunidade, pois as políticas públicas de promoção de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo devem atuar de forma articulada ”, pontuou.
A obra está em estágio avançado de execução e possui previsão de finalização até o mês de setembro deste ano. Ainda estão sendo executados serviços de pintura, de colocação da sinalização e finalização da infraestrutura de drenagem.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte