Mulheres

Conheça as 103 empresas que aderiram ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Juntas, companhias que participam da 7ª edição do programa movimentaram mais de R$ 680 bilhões na economia em 2023

Agência Gov | via MM
03/06/2024 15:06
Conheça as 103 empresas que aderiram ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
Valter Campanato/ Agência Brasil
A EBC, representada pela diretora-geral Maíra Bittencourt (esq.), e a ministra Cida Gonçalves, na assinatura do compromisso

103 empresas assinaram o Termo de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pelo Governo Federal. A iniciativa estimula a adoção de políticas e práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional, para eliminar barreiras no acesso ao trabalho, na remuneração, ascensão profissional e permanência das mulheres e das pessoas negras no emprego.

Nesta edição, participaram empresas públicas e privadas de diversos setores. Juntas, elas movimentaram mais de R$ 680 bilhões na economia do país em 2023. Dentre elas, bancos e empresas públicas, sociedades de economia mista, sociedades empresárias limitadas, associações privadas, fundações públicas e privadas, hospitais e empresa binacional.

Empresas como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Petrobras, PWC, Laboratório Sabin, Correios, Dow Brasil, Kenvue (Johnson’s, Band-aid, Clean&Clear, Listerine, Neutrogena), Unilever, Bosch Brasil, Grupo Stellantis (Dodge, Fiat, Peugeot, Citroën, Crysler, Jeep, RAM), TIM, Eletrobras, Codevasf, Coca-Cola, Casa da Moeda, Inca, Embrapa, Hemobrás, Itaipu, Neoenergia, Sebrae, Sest/Senat, Telebrás, Transpetro e Unilever assinaram o termo de compromisso da 7ª Edição do Programa.

Confira aqui a lista completa das empresas.

Selo Pró-Equidade

Lançado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Igualdade Racial e Ministério do Trabalho e Emprego. Podem participar empresas com 100 ou mais funcionários, sejam elas públicas ou privadas.

pro_equidade.png

Em março de 2026, após a execução do plano de ação, as 103 empresas que aderiram à 7ª Edição deverão apresentar um relatório final com os resultados alcançados. O Ministério das Mulheres anunciará aquelas que se destacaram pelas práticas de igualdade em maio e, em junho do mesmo ano, será realizada a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, uma marca do Governo Federal que reconhece iniciativas de igualdade no ambiente de trabalho, combatendo ativamente as discriminações de gênero e raça.

Por Ministério das Mulheres

Link: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2024/maio/conheca-as-103-empresas-participantes-da-7a-edicao-do-programa-pro-equidade-de-genero-e-raca
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte