Luiz Marinho discute intercâmbios na área trabalho em conferência da OIT
Ministro realizou uma série de encontros bilaterais em Genebra, Suíça, para tratar de parcerias e o sobre o encontro do G20, que acontece em julho no Brasil
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta quarta-feira (12/6) em Genebra, na Suíça, da plenária de abertura da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A reunião abordou temas como igualdade salarial, trabalho decente e taxação de grandes fortunas. A do ministro incluiu também uma série de encontros bilaterais para tratar de parcerias e do encontro do G20, que acontece em julho no Brasil.
Já no começo da manhã, encontrou com a ministra do Trabalho e Previdência do Paraguai, Monica Recalde, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Conversaram sobre a importância da adoção de políticas públicas que promovam a igualdade salarial e a cooperação técnica na área de fiscalização do trabalho. O ministro convidou oficialmente, na oportunidade, a ministra a participar do Encontro dos Ministros do Trabalho do G20, que acontece no Ceará, em Fortaleza, em julho próximo.
Às 15h (de Brasília) Marinho fez seu discurso na conferência tratando sobre igualdade salarial, trabalho decente, economia do cuidado e a taxação das grandes fortunas. Veja aqui a íntegra do discurso do ministro. proferido , no auditório central da sede OIT, no Palácio das Nações Unidas.
No final da manhã, num encontro com o diretor da OIT para o Brasil, Vinicius Pinheiros, e a subdiretora geral e diretora regional da para a América Latina e o Caribe, Ana Virginia Moreira Gomes, tratou de projetos em parceria para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul, após a catástrofe climática no último mês. Em outro encontro bilateral, Marino discutiu possibilidades de parcerias na área trabalhista com a vice-ministra do Trabalho do Canadá, Sandra Hassan.
Inteligência artificial na pauta do trabalho
Marinho se encontrou também com a secretária de Estado do Ministério do Trabalho da Alemanha, Lilian Tschan, quando tratou de temas como transição justa, inteligência artificial, economia do cuidado, trabalho decente, taxação de grandes fortunas e o apoio do governo alemão à iniciativa Lula-Biden e ao trabalho desenvolvido no G20 Brasil.
Ainda na agenda do dia, o ministro participou do Diálogo Social Tripartite Global, promovido pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), para debater os impactos das transformações tecnológicas e da inteligência artificial no mercado de trabalho dessas empresas de crédito.
A presidente da Contraf, Juvandia Moreira, observou que o sistema financeiro passa por uma revolução sem precedentes, por causa da escalada tecnológica com a Inteligência Artificial e que o fenômeno traz fortes impactos sobre a classe trabalhadora no setor.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte