Conselhão apresenta sugestões de políticas públicas a Lula nesta quinta (27)
Evento no Palácio do Itamaraty será a terceira reunião plenária do órgão desde sua recriação, em 2023, e também apresentará políticas já formuladas pelo Governo Federal
O Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável) promove nesta quinta-feira (27/6), a partir das 9h, a terceira Reunião Plenária do colegiado. O evento será no Palácio Itamaraty, em Brasília, a partir das 9h, e contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, entre outros ministros e autoridades.
Durante a solenidade, o grupo de conselheiros, de vários setores do empresariado, movimentos sociais e da sociedade civil, debaterá com o presidente sugestões relacionadas à formulação de políticas com o objetivo de reduzir desigualdades e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do País.
A abertura será realizada pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Durante a programação da manhã, além de Padilha, estão previstas falas do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
Na parte da tarde, será realizada uma mesa de debate entre conselheiros, ministro Padilha e a ministra-interina da Casa Civil, Miriam Belchior.
O Conselhão foi recriado pelo Governo Federal no ano passado e realiza sua terceira reunião para trocar impressões de cada setor sobre a conjuntura e propostas de políticas públicas nas mais diversas áreas. As reuniões anteriores ocorreram em maio e dezembro do ano passado. O fórum é formado por mais de 200 representantes da sociedade civil – empresários, banqueiros, agronegócio, agricultura familiar, trabalhadores do setor produtivo, financeiro, de serviços e rurais, membros da comunidade científica, esportiva, ambientalista e de comunidades tradicionais.
Na reunião desta quinta, devem ser sancionadas pelo presidente medidas já aprovadas pelo Congresso, como o programa Mover, e planos para áreas ambiental, de cultura e da infância, entre outros.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte