Fala MDS: conheça o índice que avalia gestão do Bolsa Família e gera repasses para estados e municípios
O diretor de Operação da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Márcio Maurício, detalhou o que é o IGD, a forma como é calculado e como pode ser aplicado
O Bolsa Família é um dos principais responsáveis pelo apoio às famílias mais pobres do País e atende atualmente quase 21 milhões de lares. Para fazer o benefício chegar a quem mais precisa, a gestão do programa envolve uma grande operação, que reúne governos federal, estaduais e municipais. No episódio desta sexta (7/6) do Fala MDS, o diretor de Operação da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Márcio Maurício, fala sobre o IGD, Índice de Gestão Descentralizada.
“É uma ferramenta criada para atender e melhorar a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. O IGD tem três principais características: aferir os resultados, estimular a boa gestão e gerar recursos financeiros a serem repassados para os estados e os municípios”, explicou Márcio Maurício, no início do episódio.
De maneira simples e didática, o diretor detalhou que fatores são levados em consideração para o cálculo do IGD e como esse resultado gera recursos financeiros repassados mensalmente pelo MDS a estados e municípios. Ele também citou exemplos sobre como utilizar os valores para investir na melhoria do atendimento às famílias beneficiárias.
“Pode ser a compra de um veículo para facilitar a busca ativa, ou, nos lugares que necessitam, um barco. Pode ser usado para compra de equipamentos para um CRAS. Ou seja, é um recurso para melhorar a gestão e para dar comodidade às famílias também”, afirmou.
No episódio, o diretor ainda respondeu às dúvidas mais frequentes sobre o assunto.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte