Fala MDS: Wellington Dias detalha ações de inclusão socioprodutiva
Crédito, capacitação e parcerias com grandes empresas para apoiar a geração de renda foram alguns dos assuntos abordados no episódio
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) trabalha para garantir a inclusão social, segurança alimentar e assistência integral a todos os brasileiros e brasileiras. A medida inclui o esforço para que cada um tenha a oportunidade de se inserir ou de ser recolocado no mercado de trabalho.
No episódio do Fala MDS desta sexta-feira (28/6), o titular da pasta, Wellington Dias, fala sobre as ações e programas desenvolvidos pelo ministério para apoiar as pessoas a gerar renda. Entre elas, o Programa Acredita, que tem foco na população mais vulnerável, incluindo os inscritos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Entre as medidas do programa estão a qualificação profissional e a facilitação do acesso ao crédito.
O ministro lembrou que o CadÚnico conta com 4,6 milhões de pessoas que já empreendem e que o Acredita quer ajudá-las a crescer. “Nós já temos muitos empreendedores que, por meio das cooperativas, também estão beneficiando os produtos”, explicou. “Produzem leite, iogurte, leite longa vida e até leite em pó”, acrescentou.
Além disso, o ministro apresentou as parcerias desenvolvidas com grandes empresas nacionais e estrangeiras para capacitar e oferecer oportunidades de emprego às pessoas inscritas no Cadastro Único. “O Carrefour já tem 21 mil trabalhadores e trabalhadoras do Cadastro Único empregados em todo o Brasil”, exemplificou.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte