Planalto

Lula lamenta morte de Flavio Jorge, importante líder do movimento negro brasileiro

O ativista faleceu em decorrência de complicações de um câncer do intestino, que tratava há alguns anos. Em sua rede social, Lula expressou tristeza

Thays de Araújo | Agência Gov
06/06/2024 19:45
Lula lamenta morte de Flavio Jorge, importante líder do movimento negro brasileiro
Foto: Editora Expressão Popular/Divulgação
Flávio Jorge, importante líder do movimento negro brasileiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou, na noite desta quinta-feira (6/6), a morte do importante líder do movimento negro brasileiro, Flávio Jorge Rodrigues da Silva. Nascido em 1953, o ativista faleceu em decorrência de complicações de um câncer do intestino, que tratava há alguns anos. Em sua rede social, Lula expressou tristeza e exaltou os feitos do militante, que é uma referência das lutas pelos direitos dos trabalhadores e do povo negro.

Ativista da Soweto, Organização Negra na cidade de São Paulo, e da Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge, foi secretário nacional de combate ao racismo do Partido dos Trabalhadores (1995 a 1999). Um dos principais articuladores do 1º Encontro Nacional de Entidades Negras (Enen), atuou também na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Flavinho, como era conhecido, fundou o primeiro coletivo de estudantes negros da PUC-SP, ajudou reerguer o Brasil na redemocratização e dedicou sua vida e trajetória política a construção de uma democracia verdadeira sem racismo, segundo informou em sua página no Instagram, o Movimento Negro Unificado São Paulo. Em sua jornada, Flávio Jorge chegou a ser conselheiro do Instituto Lula e fazia parte da coordenação da Iniciativa África.

Confira a nota do presidente Lula na íntegra: 

Com grande tristeza, soube do falecimento de Flávio Jorge, militante e fundador do PT, uma referência das lutas pelos direitos do trabalhadores e do povo negro. Além de ter sido conselheiro do Instituto Lula, Flávio foi importante dirigente do movimento negro, lutou contra a ditadura militar e seguiu organizando a luta pela democracia. Flávio foi um dos grandes responsáveis pela primeira mulher negra se tornar ministra com a criação da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, caminhos abertos para a criação do Ministério da Igualdade Racial de hoje. Meus sentimentos à família, amigos e militantes que tiveram o prazer de lutar ao lado de Flávio Jorge.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Por: Agência Gov

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/06/flavio-jorge-fundador-do-partido-dos-trabalhadores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte