Rio Grande do Sul

Força Nacional do SUS inicia atendimentos em Eldorado, cidade que ficou 100% submersa

Nesta quinta-feira (13), equipes com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem vão atender moradores da região

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
13/06/2024 09:15
Força Nacional do SUS inicia atendimentos em Eldorado, cidade que ficou 100% submersa
Foto: Divulgação/MS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)  participa da Ação Global Social (Aciso) em Eldorado do Sul, município gaúcho devastado pelas severas enchentes de maio. Nesta quinta-feira (13/6), equipes com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem atendem moradores da região. Os atendimentos continuam na sexta-feira (14).

O município tem cerca de 40 mil habitantes, teve 100% de sua área urbana alagada e precisou ser evacuada.

Conceição Mendonça, coordenadora de Planejamento e Operações da Força Nacional do SUS, explica que a ação é uma resposta conjunta dos governos federal e estadual para a população que foi duramente afetada. “Esse é um momento que vamos ofertar serviços importantes como atualização de receitas, atendimentos de saúde, distribuição de medicamentos, vacinação, entre outros”, disse.

Atendimentos

A Força Nacional do SUS atendeu um total de 14,1 mil pessoas no Rio Grande do Sul, desde 5 de maio. O Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha em funcionamento. Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Nesta quarta-feira (12), o Ministério da Saúde iniciou a transferência do HCamp de Canoas. Agora, ele passará a atender no bairro Guajuviras, tendo em vista uma redução nos atendimentos em 75% onde ele estava instalado, próximo ao abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Serviço

Data : 13 e 14 de junho
Local : Eldorado do Sul
Funcionamento : De 9h às 17h
Endereço : Escola David Reguiel Neto (Avenida Principal)


Por: Ministério da Saúde (MS)

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/forca-nacional-do-sus-inicia-atendimentos-em-eldorado-cidade-que-ficou-100-submersa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte