Força Nacional do SUS realiza atendimento na Ilha dos Marinheiros, Porto Alegre
Ação é parte dos esforços continuados de auxílio à população atingida pelas enchentes na região
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) , em parceria com a Marinha do Brasil, realizou uma operação na Ilha dos Marinheiros, região norte de Porto Alegre (RS), como parte dos esforços contínuos para auxiliar a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A missão enfrentou diversos desafios devido ao difícil acesso e à devastação extrema na área.
As equipes conseguiram realizar 100% dos atendimentos previstos, incluindo ações de vacinação, distribuição de medicamentos, renovação de receitas e acolhimento da população vulnerável. Foram identificados casos suspeitos de leptospirose e administrados antibióticos para tratamento imediato. Além disso, orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) foram fornecidas para mitigar riscos sanitários.
"Nos deparamos com uma população extremamente carente e amedrontada com o risco de novas enchentes. Conseguimos realizar todas as atividades, desde o acolhimento até a distribuição de medicações, o que foi essencial para atender às necessidades locais", explicou Juliana Lima de Araújo, consultora técnica da Força Nacional do SUS.
A operação também destacou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e instituições. A Marinha do Brasil desempenhou um papel fundamental na logística, facilitando a distribuição de mantimentos e água potável e trabalhando em conjunto para garantir uma resposta rápida e eficaz.
"Essa ação reforça a necessidade e a importância da unificação da resposta emergencial. Com um comando único, conseguimos otimizar tempo e explorar os melhores recursos disponíveis", acrescentou Juliana Lima.
Desde o inicio de sua atuação na região do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde enviou kits emergenciais em assistência à população gaúcha. Cada kit contém medicamentos e insumos, como luvas, seringas e ataduras, que podem atender 150 mil pessoas por 30 dias.
Além disso, foram entregues oito milhões de itens de medicamentos, incluindo insulina NPH e regular, produtos para a saúde da mulher, 138 tipos de medicamentos de alto custo e estratégicos, e 86,3 mil ampolas para intubação orotraqueal, totalizando R$ 46 milhões.
Também foram distribuídas 600 doses de imunoglobulina e 1.140 frascos de diversos soros, como antielapídico, antibotrópico, anticrotálico, antiveneno lonomia, antirrábico humano e antitetânico.
Nos abrigos, 21,2 mil pessoas foram vacinadas contra influenza, e foram entregues cinco mil doses de Hepatite A pediátrica e 1,5 mil doses de Hepatite A.
Por Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte