Defesa Civil

Força Nacional será enviada ao MS para combater incêndios florestais no Pantanal

Atuação dos 80 profissionais de segurança pública atende solicitação do ICMBio, prevista na Portaria do MJSP nº 641/2024

Agência Gov | Via MJSP
25/06/2024 15:51
Força Nacional será enviada ao MS para combater incêndios florestais no Pantanal
Agentes da Força Nacional serão enviados ao Mato Grosso do Sul para combater incêndios e queimadas

Oitenta agentes da Força Nacional serão enviados ao Mato Grosso do Sul para combater incêndios e queimadas no Pantanal. Metade do efetivo composto por mobilizados do Corpo de Bombeiros Militar tem previsão de chegada ao local na próxima quinta-feira (27). Os outros 40 agentes devem chegar no sábado (29).

A atuação dos profissionais de segurança pública atende a solicitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prevista na Portaria do MJSP nº 641/2024. As operações serão realizadas nas áreas de atuação do instituto, na região pantaneira, também para combater o desmatamento, invasão de áreas federais e extração ilegal de minério e madeira.

Serão utilizados materiais como caminhões de combate a incêndios florestais, abafadores, enxadas, ferramentas de escavação, tochas de incêndio, cortadores de mato, sopradores, facões, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS, machados, picaretas e medidores de clima, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Portaria

A Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conforme estabelecido pela Portaria nº 641/2024, pode ser mobilizada em todas as áreas de atuação do ICMBio, desde que haja solicitação formal do órgão. Além de atuar no MS, a Força Nacional também apoia o ICMBio nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Combate a incêndios florestais

O MJSP está desenvolvendo um projeto para ampliar a estrutura da Força no salvamento e resgate durante desastres climáticos como secas, enchentes e queimadas. Coordenada pela Senasp, a iniciativa terá suporte técnico e de inteligência da Força Nacional e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), e será desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

O projeto inclui a criação de pontos de apoio em todas as regiões do país para acelerar o envio de equipamentos e agentes. Um novo setor especializado será formado dentro da Força Nacional, com bombeiros militares indicados pelo Ligabom, e financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

 

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/forca-nacional-sera-enviada-ao-ms-para-combater-incendios-florestais-no-pantanal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte