Governo Federal assina acordos com mais duas categorias dos servidores
Os grupos Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e Planos Correlatos e da Previdência Saúde e Trabalho (PST) reúnem cerca de 345 mil servidores do Executivo Federal
Nesta segunda-feira (17/6), representantes do Governo Federal e de duas carreiras do serviço público federal, que representam cerca de 345 mil servidores públicos ativos e inativos, assinaram acordos resultantes das mesas de negociação, lideradas pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), em Brasília.
Participaram da negociação entidades ligadas ao Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e Planos Correlatos e da Previdência Saúde e Trabalho (PST) – nesta incluem-se agentes de endemias e servidores do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).
Os acordos aprovados hoje preveem reestruturação das carreiras e reajustes salariais de 9% em janeiro de 2025 e de 5% em abril de 2026.
O Secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, destaca a importância dos acordos assinados, que beneficiam as carreiras administrativas do serviço público federal e da Previdência, Saúde e Trabalho. “Este governo está retomando um espaço democrático de negociação, algo que não existia nas gestões anteriores, quando os trabalhadores sequer eram ouvidos. Esse é um reconhecimento da importância do servidor público e da prestação dos seus serviços à sociedade”, afirmou Feijóo.
Com as propostas aceitas hoje, o Governo Federal chega ao número de 16 acordos fechados com entidades representativas de servidores públicos, negociados em mesas específicas e temporárias de negociação.
Leia também: Servidores recebem a partir de junho reajuste retroativo no auxílio alimentação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte