Governo lança sistema aberto que detalha recursos enviados para municípios do RS
Plataforma é mais uma iniciativa para dar transparência aos repasses já encaminhados para a reconstrução do estado. Qualquer pessoa pode ter acesso ao dados e checar verbas enviadas a cada cidade
O Governo Federal lançou oficialmente nesta segunda-feira (24/6) o Sistema de Dados Abertos da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Pela plataforma online, é possível acompanhar investimentos, transferências e créditos federais para o estado e para os municípios afligidos pelas consequências das chuvas, incluindo repasses a cidadãos e empresas.
Confira a plataforma de dados abertos
“É importante que as informações, sobretudo aquilo que a gente está fazendo, possam ser acompanhadas pela imprensa, pelas lideranças de forma geral e pela população. Queremos primar pela mais absoluta transparência em torno de todas as informações sobre os recursos”, afirmou o ministro Paulo Pimenta, titular da pasta da Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui
Aprimoramentos
Além da ênfase na transparência, o ministro destacou que o site é uma forma de fiscalização e acompanhamento em frequente processo de monitoramento e melhoramento. “Esse sistema vai estar permanentemente sendo aprimorado, mas decidimos já colocar no ar a partir de hoje para que vocês possam também ir acompanhando conosco a evolução”, explicou.
Detalhes
Por meio da plataforma, a população pode conferir dados detalhados sobre recursos transferidos por município, por região e aplicar filtros, que oferecem uma melhor compreensão dos dados. O ministro afirmou que ainda serão incluídos os números de famílias que receberam o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil e as empresas que tiveram créditos do Pronampe Solidário ou das linhas de financiamento do BNDES.
“Sempre que houver algum subsídio ou envolver dinheiro público, a informação estará no site. Vamos colocar as famílias, por cidade, que receberam o Auxílio reconstrução e todas as empresas que receberem recursos do Pronampe ou do BNDES. Isso é uma forma não só de transparência, mas de fiscalização”.
Plataforma descreve montante e finalidade, por município (reprodução)
Como funciona
A plataforma permite que qualquer cidadão visualize informações detalhadas sobre seu município por meio do site Brasil Unido pelo Rio Grande do Sul . Nele, é possível encontrar ações do Governo, recursos consolidados, doações e serviços. Os dados podem ser agregados de várias formas, incluindo os níveis municipal, regional ou estadual.
O que tem
Dentro da página de recursos destinados por município , o usuário pode selecionar filtrar as informações de acordo com a sua finalidade, como Saúde, Educação, Defesa Civil, Auxílio Reconstrução, Emprego, segurança alimentar, entre outros. A plataforma permite a filtragem dos dados com base na fonte dos recursos, como financiamento e orçamento federal, e de acordo com o gestor responsável pela transferência dos recursos, como os ministérios do Governo Federal.
Em um exemplo prático com os dados de Porto Alegre, é possível conferir, por exemplo que R$ 224 milhões foram antecipados para contribuintes do Imposto de Renda na capital gaúcha. A plataforma é intuitiva. As informações podem ser conferidas, inclusive, por meio de dispositivos móveis, mas com melhor desempenho na versão para desktop.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte