Rio Grande do Sul

Hospital de Campanha de Canoas muda de endereço para atender mais pessoas

Unidade será instalada no bairro Guajuviras, onde há uma maior demanda por atendimentos neste momento

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
12/06/2024 12:50
Hospital de Campanha de Canoas muda de endereço para atender mais pessoas

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (RS) decidiram mudar o local do hospital de campanha (HCamp) que funciona na cidade. Agora, ele passará a atender no no bairro Guajuviras, tendo em vista uma redução nos atendimentos em 75%.

O HCamp, localizado atualmente próximo ao abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), funcionará até às 7h da manhã desta quarta-feira (12). Após o horário, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) farão a desmontagem da estrutura, que será transportada para o novo espaço, onde será higienizada, desinfetada e reabastecida. A reabertura deve ocorrer nos próximos dias.

Ao todo, desde 5 de maio, quando iniciou o funcionamento, o HCamp de Canoas atendeu 4,3 mil pessoas. “O hospital continuará atendendo e de porta aberta. O que estamos fazendo é a melhor adequação para a realidade atual da cidade”, comentou o secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério, Felipe Proenço.

O hospital de campanha seguirá atuando com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem 24 horas por dia. A unidade tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários.

“Estamos realocando o hospital para dar mais potencialidade ao seu atendimento. O funcionamento do HCamp foi de primordial importância neste momento crítico”, ressaltou o secretário municipal de Saúde da cidade, Mauro Sparta.

As equipes que atuam no HCamp serão deslocadas temporariamente para as unidades básicas São José, Igará e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, onde a população pode buscar atendimento durante a transição.

Atendimentos

A Força Nacional do SUS atendeu um total de 13.200 pessoas no Rio Grande do Sul, a partir de 5 de maio. Na terça-feira (11/6), foi iniciado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, um mutirão de atendimentos nas ilhas da capital gaúcha. Ao todo, 50 pessoas receberam assistência.

Três equipes atuaram nas ilhas da Pintada e de Flores. Houve atendimentos em uma tenda da saúde montada na região, além de assistência volante, quando profissionais se deslocam pela região. O mutirão continuará até o próximo sábado (15).


Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui


Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/hospital-de-campanha-de-canoas-muda-de-endereco-para-atender-mais-pessoas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte