Hospital de Campanha de Canoas muda de endereço para atender mais pessoas
Unidade será instalada no bairro Guajuviras, onde há uma maior demanda por atendimentos neste momento
O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (RS) decidiram mudar o local do hospital de campanha (HCamp) que funciona na cidade. Agora, ele passará a atender no no bairro Guajuviras, tendo em vista uma redução nos atendimentos em 75%.
O HCamp, localizado atualmente próximo ao abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), funcionará até às 7h da manhã desta quarta-feira (12). Após o horário, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) farão a desmontagem da estrutura, que será transportada para o novo espaço, onde será higienizada, desinfetada e reabastecida. A reabertura deve ocorrer nos próximos dias.
Ao todo, desde 5 de maio, quando iniciou o funcionamento, o HCamp de Canoas atendeu 4,3 mil pessoas. “O hospital continuará atendendo e de porta aberta. O que estamos fazendo é a melhor adequação para a realidade atual da cidade”, comentou o secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério, Felipe Proenço.
O hospital de campanha seguirá atuando com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem 24 horas por dia. A unidade tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários.
“Estamos realocando o hospital para dar mais potencialidade ao seu atendimento. O funcionamento do HCamp foi de primordial importância neste momento crítico”, ressaltou o secretário municipal de Saúde da cidade, Mauro Sparta.
As equipes que atuam no HCamp serão deslocadas temporariamente para as unidades básicas São José, Igará e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, onde a população pode buscar atendimento durante a transição.
Atendimentos
A Força Nacional do SUS atendeu um total de 13.200 pessoas no Rio Grande do Sul, a partir de 5 de maio. Na terça-feira (11/6), foi iniciado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, um mutirão de atendimentos nas ilhas da capital gaúcha. Ao todo, 50 pessoas receberam assistência.
Três equipes atuaram nas ilhas da Pintada e de Flores. Houve atendimentos em uma tenda da saúde montada na região, além de assistência volante, quando profissionais se deslocam pela região. O mutirão continuará até o próximo sábado (15).
Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte