Mais de 500 profissionais de saúde atuaram nas ações da Força Nacional do SUS
Nesta terça-feira (18), FN-SUS recebeu mais 64 voluntários, oriundos de 15 estados e do Distrito Federal para trabalhar na assistência ao estado
Mais de 500 profissionais de saúde voluntários já passaram pelas operações da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) para assistência ao Rio Grande do Sul. Ao todo, 399 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos prestaram atendimento no local. Além disso, 119 profissionais de gestão participaram da ação do Ministério da Saúde.
Nesta terça-feira (18), a FN-SUS recebeu mais 64 voluntários para integrar as ações de assistência, oriundos de 15 estados e do DF. Eles substituirão profissionais que estão em atividade no território há cerca 15 dias. Atualmente, 120 voluntários atuam no Rio Grande do Sul.
Os novos voluntários embarcaram em Brasília às 18h. Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) os traz para a Base Aérea de Canoas (RS), onde eles são recebidos. Na quarta-feira (19), a equipe de gestão do Comitê de Operações Emergenciais (COE) no estado fará uma acolhida e repassa as orientações gerais aos novos integrantes.
“Esse é um momento muito importante. Temos o cuidado de manter o voluntário por um determinado tempo em campo para não sobrecarregar o corpo e a saúde mental. Na acolhida, passamos as orientações gerais e eles já assumem os postos de trabalho”, comenta a coordenadora de Planejamento da Força Nacional do SUS, Conceição Mendonça.
Segundo ela, o volume de pessoas atuando na operação mostra a importância do grupo em respostas às emergências. “Nosso objetivo é apoiar o estado e trazer de volta a normalidade das coisas. Estamos trabalhando para reorganizar o SUS no Rio Grande do Sul e teremos sucesso”, completa.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte