MEsp participa de conferência na ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência
Evento que vai até esta quinta é uma oportunidade de o MEsp apresentar ações de políticas públicas e realizar acordos de cooperação técnica
O Ministério do Esporte é um dos integrantes da delegação brasileira na 17ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento ocorre na sede da entidade, em Nova York, nos Estados Unidos, e vai até a quinta-feira (13/6).
O secretário Nacional do Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo, acompanha a conferência, e ressalta que o convite evidencia que as políticas públicas paradesportivas dirigidas pelo ministro André Fufuca têm reverberado nas ações do Governo Federal. “A sinergia entre nossas políticas públicas e a pauta do Ministério dos Direitos Humanos fortalece essa missão.”
Araújo destaca que o painel do evento dedicado à cooperação no esporte será uma oportunidade para apresentar ao mundo as ações que o MEsp tem realizado no âmbito das políticas públicas. “Isso reflete a crescente importância que a comunidade internacional atribui ao esporte como ferramenta de inclusão social, o que representa uma oportunidade única para discutir políticas globais, trocar experiências e explorar possibilidades de cooperação internacional”, completa o secretário.
Representantes de quase 200 países estão presentes na conferência, e essa tem sido uma oportunidade para a delegação brasileira participar de reuniões bilaterais com autoridades do esporte de outros países, para a troca de boas práticas no paradesporto e a cooperação técnica sobre os direitos das pessoas com deficiência no cenário esportivo mundial.
A Conferência
Nesta 17ª edição, a ONU tem como tema central repensar a inclusão da deficiência na atual conjuntura internacional. Estão em discussão subtemas na área de tecnologia, como a promoção de inovações tecnológicas para um futuro inclusivo; nas causas humanitárias, com um olhar para as pessoas com deficiências em situações de risco e emergências; e, por fim, a promoção do trabalho digno e de meios de subsistência sustentáveis. Todos os temas têm foco na quebra de barreiras que impedem a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade em igualdade de condições com os demais.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte