Ministério das Comunicações autoriza novas rádios comunitárias em cinco estados
Mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas com maior acesso à informação e promoção da cultura local
Nesta quarta-feira (26/6), o Ministério das Comunicações autorizou a operação de rádios comunitárias em cinco estados brasileiros, pelo prazo de dez anos. As portarias, publicadas no Diário Oficial da União, contemplam o Nordeste, Sudeste e Sul do país.
As emissoras que receberam outorgas para executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária (Radcom) estão localizadas nas cidades de Garopaba (SC), Silveira Martins (RS), Guaraciaba do Norte (CE), Livramento de Nossa Senhora (BA) e Campos dos Goytacazes (RJ). Ao todo, as concessões beneficiam mais de 600 mil pessoas.
Prestação de serviço
As rádios comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.
“Uma das prioridades da nossa gestão é fortalecer o serviço de radiodifusão comunitária, para promover a participação social e levar cultura e entretenimento para todos os brasileiros", afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Em locais onde outros meios de comunicação possuem alcance limitado, as rádios comunitárias são frequentemente a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte