Ministério das Comunicações realiza demonstração da TV 3.0 durante reunião do G20
O novo padrão de televisão vai revolucionar o setor com uma integração completa dos canais de TV com a internet
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou na última terça-feira (11) da demonstração da TV 3.0, após a abertura da 3ª Reunião de Economia Digital do G20, no Maranhão. A TV 3.0 é a TV do futuro e está cada vez mais próxima de se tornar realidade na casa dos brasileiros.
“É uma das revoluções mais esperada do setor, chegando a ser mais significativa do que a transmissão do analógico para o digital. Esse é o futuro da TV no Brasil”, disse Juscelino.
No evento de São Luís, foi realizada a demonstração de navegação por aplicativos, tornando a TV mais interativa, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e muitas outras possibilidades.
Será possível, também, o acesso à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), através de um avatar 3D criado por inteligência artificial, sendo possível escolher acompanhar a tradução na própria TV ou em um segundo dispositivo, como em um celular, por exemplo. Além disso, a TV 3.0 vai permitir a emissão de alertas em áreas de risco por meio de pop-ups. Esses alertas serão definidos de acordo com o CEP das áreas afetadas.
A qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).
Com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. O telespectador poderá, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o narrador ou destacar o som da torcida em um jogo de futebol. Além disso, será possível personalizar os temas e as propagandas disponíveis nos seus canais, com o objetivo de melhorar a experiência para o telespectador. A migração para o novo padrão será gradativa, devendo começar pelas grandes cidades a partir de 2025.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte