Ministro do Empreendedorismo incentiva laços comerciais entre Brasil e Peru
Pauta foi discutida em encontro com Rafael Morales e Lilian Schiavo, da Câmara de Comércio entre os dois países
Promover o desenvolvimento das atividades empresariais entre Brasil e Peru foi o ponto central do encontro do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Peru, Rafael Torres Morales e a vice Lilian Schiavo, também presidente nacional da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME), nesta quinta-feira (20), na sede do Sebrae Nacional em São Paulo (SP).
Morales citou alguns entraves existentes na relação comercial entre os dois países, como barreiras regulatórias e logísticas. "Buscamos agentes públicos e privados que possam facilitar este processo para melhorar a fluidez dos negócios."
"Vejo com muito bons olhos. É uma questão de ajuste." França sugeriu uma feira de artesanato, com espaços cedidos mutuamente, agregando-se um outro tema, como o gastronômico.
O ministro frisou que esta ligação dos oceanos Atlântico-Pacífico pode ocorrer, igualmente pelo turismo. Ele lembrou que quando foi governador de São Paulo lançou um projeto semelhante ao Caminho de Compostela: uma rota religiosa que refazia o Caminho de Peabiru, um conjunto de trilhas milenares dos povos nativos da América do Sul que atravessavam do Atlântico ao Pacífico, partindo de São Vicente (litoral de São Paulo), passando pelo Paraná até chegar ao Peru.
Destacou, ainda, um novo porto que a China constrói no Peru, o Chancay, que pode ser uma abertura do Brasil para o Pacífico, com grande potencial para as exportações nacionais. Localizado a cerca de 60 quilômetros da capital peruana, Lima, Chancay é o primeiro porto com maioria de capital chinês na América Latina. O investimento é de cerca de US$ 3,6 bilhões (R$ 17,8 bilhões). A empresa chinesa COSCO Shipping detém uma participação de 60% no porto e a Volcan do Peru, 40%.
Lilian Schiavo ressaltou o esforço da Câmara de Comércio Brasil-Peru para alavancar os negócios, especialmente o têxtil, tendo como carro-chefe o algodão pima. Ela trouxe ao ministro a necessidade de se acompanhar as mulheres detentores de pequenos negócios após capacitações realizadas por órgãos do governo federal.
Márcio França afirmou que a questão já vem sendo estudada, cogitando-se a criação de uma Apex para pequenos empreendedores.
Ele também salientou que a Apex Brasil irá fazer, no segundo semestre, uma rodada de negócios nas capitais do Peru e Chile (Lima e Santiago, respectivamente) junto a pequenos empreendedores do Brasil, com apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
Por: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
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