Segurança pública

Programa Celular Seguro é destacado em evento de lançamento de novos recursos

Atuação conjunta reuniu Ministério da Justiça e Segurança Pública e empresa com o objetivo de ampliar a integração entre sistemas de segurança

Agência Gov | Via MJSP
17/06/2024 07:10
Programa Celular Seguro é destacado em evento de lançamento de novos recursos
Parceria com plataforma de busca apresentou novas tecnologias contra roubo ou furto de celulares com sistema operacional Android

Iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Programa Celular Seguro foi destacado pelo secretário-executivo da Pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, no Google for Brasil, realizado em São Paulo. No evento, na semana que passou, a plataforma apresentou novas tecnologias contra roubo ou furto de telefones móveis equipados com sistema operacional Android.

A parceria entre o MJSP e o Google foi iniciada em 2024, com discussões para a integração dos sistemas de segurança. Uma reunião com o vice-presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas, Markham Erickson, ocorreu no último mês de março no Ministério. Ao longo do ano, equipes técnicas da Pasta e da empresa se reuniram para cooperação.

As discussões com a Pasta contribuíram para o desenvolvimento do recurso do Google que bloqueia a tela do celular caso o sistema, que faz uso de tecnologia de inteligência artificial, identifique movimentos bruscos do aparelho, típicos de uma situação de furto. A funcionalidade estará disponível, inicialmente, apenas no Brasil a partir do mês de julho. Mais informações em goo.gle/android-seguro.

“Temos agora duas iniciativas contra o roubo e o furto de celulares que se complementam, formando uma muralha de segurança que tem o cidadão como principal beneficiário”, disse Manoel Carlos. “Hoje, a vida das pessoas está no aparelho celular. Por isso, um dos focos prioritários do MJSP é o combate ao roubo e furto dos aparelhos, crime endêmico no país”, complementou.

No evento, o líder para Android no Brasil, Bruno Diniz, disse que o Programa Celular Seguro “foi uma inspiração” para o desenvolvimento de novas funcionalidades de proteção ao usuário.

Bloqueios

Sempre que o usuário do Celular Seguro emite um alerta, além do bloqueio às contas dos bancos parceiros, as operadoras de telefonia bloqueiam os chips dos telefones roubados, furtados ou extraviados. O objetivo da medida é evitar que bandidos utilizem os chips para clonar o WhatsApp e redes sociais para aplicar golpes.

Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também efetua o bloqueio do aparelho, a partir do IMEI, que é a identificação de cada telefone móvel.

A ferramenta pode ser acessada diretamente no navegador de internet, por meio deste link ou por aplicativos, disponíveis para Android e iPhone (IOS).

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)



Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/parceria-entre-programa-celular-seguro-e-google-e-destacada-em-evento-de-lancamento-de-novos-recursos-contra-roubo-ou-furto-de-dispositivos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte