Presidente da Turquia pede apoio a Lula para integrar o BRICS
Brasileiro e Recep Erdoğan se encontraram na Itália. Lula também fez reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e a presidenta da União Europeia, Ursula von der Leyen
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião bilateral com o presidente da Turquia, Recep Erdoğan, à margem da Cúpula do G7 nesta sexta-feira (14), na região da Apúlia, na Itália.
Erdoğan pediu apoio de Lula para que seu país passe a integrar o BRICS, bloco de países originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve em 2023 as adesões de Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã.
Lula disse quer vai apoiar a demanda turca e afirmou que pretende fazer uma visita ao país localizado na região que conecta a Europa ao Oriente Médio. Erdoğan confirmou que estará no Brasil para a Cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve também uma reunião bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No encontro, Lula parabenizou Ursula pelo resultado do seu bloco nas eleições europeias. A exemplo de recentes conversas entre os dois líderes, Lula e Ursula voltaram a tratar da negociação do acordo entre União Europeia e Mercosul. Eles também discutiram a importância do empoderamento feminino na política.
Lula e Ursula von der Leyen têm mantido conversas de interesse dos dois blocos econômicos desde o início de 2023. A presidenta da Comissão Europeia já foi recebida no Palácio do Planalto, em Brasília, em junho do ano passado, e ambos se encontraram na Conferência da ONU sobre o Clima, nos Emirados Árabes, em dezembro passado.
Outro compromisso do presidente foi uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também nesta sexta (foto acima). Recentemente reeleito, o líder indiano confirmou presença na Cúpula do G20, que será realizada no Brasil em novembro, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19. A Índia precedeu o Brasil na Presidência do G20, em 2023. Lula afirmou a Modi que pretende fazer uma visita ao país asiático.
Por Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte