Na Índia, Ministério da Gestão troca experiências sobre governo digital
Objetivo da comitiva é discutir infraestrutura pública digital para resolver problemas sociais, como desigualdade e fome
Nesta semana, uma comitiva do governo brasileiro está em Bangalore, na Índia , para um intercâmbio de conhecimentos na área de infraestrutura pública digital. A delegação brasileira conta com representantes do MGI, Dataprev, Serpro, Prefeitura de Recife, Ministério da Educação (MEC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Fundação Lemann.
O objetivo da equipe é apresentar a experiência brasileira nesse campo e aprender com os indianos as melhores práticas mundiais em governo digital. A missão inclui a troca de experiências sobre infraestrutura pública digital, nas áreas de identidade digital, educação, interoperabilidade, cadastro ambiental rural e plataformas de transformação digital para prefeituras.
"Acreditamos no poder da cooperação internacional para impulsionar mudanças significativas. Estamos unindo esforços com a Índia para encontrar e aprimorar soluções transformadoras para problemas comuns que afetam nossas sociedades. Por meio do governo digital e das infraestruturas públicas digitais, buscamos resolver problemas sociais continentais, como desigualdades e fome, promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável em nossos países", destacou Guilherme Almeida, diretor de programa do M GI.
De acordo com Guilherme , foi interessante ver, no primeiro dia de atividades, que os indianos se inspiraram bastante em políticas desenvolvidas no Brasil, como o Bolsa Família (cadastro único) e o Pix .
Apoio
Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia enfrenta desafios em suas políticas públicas, exigindo escalabilidade e inovação constantes. E é nesse cenário que a troca de experiências se torna crucial .
Nos últimos anos, a Índia se consolidou como potência mundial em tecnologia da informação (TI), por diversos fatores, como profissionais qualificados na área e um ecossistema vibrante de startups e políticas governamentais que incentivam o desenvolvimento tecnológico.
O governo indiano implementou medidas como o programa "Digital Índia ", que visa transformar o país em uma sociedade digitalmente capacitada e conectada. A ação inclui uma série de projetos e políticas para promover o acesso à internet, digitalização de serviços públicos e fomento ao empreendedorismo digital.
A poiada pela EkStep Foundation , uma organização não governamental indiana dedicada a fomentar inovações digitais de impacto social , a iniciativa permitiu que a troca de experiências entre os países promovesse aprendizado mútuo .
A sede da EkStep fica localiza da na cidade de Bangalore, conhecida como o "Vale do Silício do Sul Global". Além disso, outras instituições estão participando das atividades e apresentando suas p ráticas bem-sucedidas: como o Centre for Open Societal Systems, International Institute of Information Technology Bangalore IIIT-B e Centre for Digital Public Infrastructure .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte