Participação Social

Secretaria-Geral integra Caravana Federativa do Governo Federal no Piauí

10ª edição do evento terá serviços de 35 ministérios, propiciando o diálogo com estados e municípios

Agência Gov | Via Secretaria-Geral/PR
19/06/2024 17:40
Secretaria-Geral integra Caravana Federativa do Governo Federal no Piauí
A ideia é levar a esse público de forma fácil e acessível os serviços do Governo Federal

Uma equipe da Secretaria-Geral da Presidência embarca para Teresina, no Piauí, nesta quinta-feira (20), para integrar a 10ª Caravana Federativa do Governo Federal, que contará com a presença de 43 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e empresas públicas. A ação itinerante é voltada, principalmente, para gestores estaduais e municipais. A ideia é levar a esse público de forma fácil e acessível os serviços do governo federal.

Organizada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a caravana terá duração de dois dias e acontecerá no Centro de Convenções de Teresina. No último dia, na sexta-feira (21), está prevista a participação do presidente da República, Inácio Lula da Silva, no encerramento do evento.

A Caravana Federativa é realizada em todo o Brasil e visa promover a articulação entre as esferas de governo, com o objetivo de discutir programas, políticas e serviços públicos. O público-alvo são prefeitos e vices; secretários estaduais; secretários municipais; gerentes municipais de convênios; vereadores; presidentes de Câmaras Municipais; presidentes de Consórcios e Federações municipais e estaduais; e gestores de contratos.

Informação que aproxima

Aproximação é a palavra que resume a experiência nas Caravanas Federativas, como explica a coordenadora-geral de Articulação Social das Juventudes da Diretoria de Articulação e Fomento de Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Juventude, Bruna Paola, que já  integrou a equipe da caravana, que aconteceu em maio em Macapá (AP). “Essa é uma importante iniciativa para aproximação entre o governo federal, os estados e principalmente os municípios. Aproximação com as políticas públicas e os programas que vêm sendo executados que potencializam os acessos e as melhorias na vida das pessoas. É também um espaço importante para a construção de parcerias”, destaca.

De acordo com ela, na última Caravana Federativa, a procura no estande da SGPR foi por informações sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), programas voltados para a juventude e informações sobre espaços de participação social. “Apresentamos um resumo das competências do ministério e das secretarias que o compõem, além das comissões e conselhos. Também detalhamos alguns programas e iniciativas, de acordo com a dúvida de cada visitante”, completou.

Os participantes da Caravana Federativa contam com atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios. O evento ainda permite a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

Caravana Para Todos

Com a presença confirmada de 35 ministérios, os atendimentos ao longo dos dois dias irão englobar todas as áreas, incluindo discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, programas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dentre outros serviços.

Realizada pelo governo federal e com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, a Caravana Federativa já realizou 24.603 atendimentos. No total, participaram 1.510 municípios ao longo das nove edições nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá.

Confira o catálogo completo de serviços aqui

Por: Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR)



Link: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2024/junho/secretaria-geral-integra-caravana-federativa-do-governo-federal-no-piaui
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte