Conferência discute estratégia de ciência e tecnologia e plano brasileiro de IA
Abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação terá presença do Lula. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e Plano Brasileiro de Inteligência Artificial estão na pauta
A abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorre nesta terça-feira (30/7), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos.
Depois de 200 Conferências preparatórias realizadas de dezembro de 2023 a maio de 2024 em todo país, chegou a vez da etapa Nacional. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, o evento, que ocorre até o dia 1º de agosto, traz uma programação vasta com temas voltados para o debate das demandas e planejamento de políticas públicas voltadas para o setor que serão estratégicas para o Brasil até 2030.
Confira a programação completa aqui.
O evento é o mais importante voltado à participação e ao debate das políticas públicas do setor. O encontro acontece após 14 anos de hiato e é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Finep.
Ao todo, o evento vai receber cerca de 2 mil pessoas de todo o Brasil, interessadas em contribuir com o debate. Professores, estudantes, agentes públicos, movimentos sociais, representantes de indústrias, sociedade civil, etc, poderão participar. A Conferência é de caráter consultivo, o que permite a diversidade na participação.
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
Durante o primeiro dia de evento, está previsto o lançamento do Plano Nacional de Inteligência Artificial (PBIA), que tem entre seus objetivos promover o desenvolvimento do uso da inteligência artificial no Brasil de forma orientada à solução dos desafios econômicos, sociais, ambientais e culturais do país.
A proposta do PBIA foi elaborada por grupo de trabalho instituído pelo MCTI. A iniciativa para a criação de um plano nacional sobre o tema partiu de pedido feito pelo presidente Lula, que também preside o conselho, durante reunião do CCT em março.
5CNCTI
A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos. A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.
A 5CNCTI norteia seu debate baseada em quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos.
Por: Agência Gov, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte