Fala MDS: Grupo de Trabalho vai fortalecer proteção social aos povos indígenas
No podcast do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, episódio da semana aborda a criação de GT que tem como missão formular e aprimorar políticas públicas que garantam a proteção social a essa população
Construir um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que seja coletivo e dialogue com as demandas dos povos indígenas. Esse é o objetivo do Grupo de Trabalho (GT) Proteção Social aos Povos Indígenas, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). No episódio do Fala MDS desta sexta-feira (12/7), o coordenador-geral de Programas e Ações de Combate às Discriminações do MDS e coordenador do GT, Bruno Alves Chaves, detalhou as perspectivas dessa iniciativa.
“Nós temos, no MDS, várias secretarias que trabalham com a pauta indígena de alguma forma”, explicou o coordenador. “Todos nós sentimos a necessidade de criar um espaço de integração dessas secretarias”, acrescentou.
Com caráter consultivo e operacional, o GT será multidisciplinar e terá a missão de elaborar e implementar ações que atendam às necessidades específicas dos povos indígenas, ao promover a inclusão social e o bem-estar dessas populações. Uma das tarefas do grupo será o planejamento das ações do crédito extraordinário Yanomami.
“Nós viajamos para todos os territórios, fomos para todos os municípios da Terra Indígena Yanomami fazer o diagnóstico. Estamos, neste momento, preparando as equipes para atuar. Teremos visitas mensais, indicadores de resultados e esperamos que, ao final, o povo Yanomami tenha de volta a sua potência de vida, de criatividade, e de sobrevivência”, afirmou o coordenador
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte