Hospitais de Campanha da FAB ultrapassam 40 mil procedimentos no RS
Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), une forças à FAB com quarto hospitais de campanha e voluntários na região
Os Hospitais de Campanha (HCamp) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalados há mais de 60 dias em Canoas (RS), superaram 40 mil procedimentos realizados em apoio à população gaúcha. As Unidades de Saúde desempenham um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimentos de qualidade e contribuindo para dar suporte à saúde pública aos bairros mais afetados pelas enchentes.
Na Operação Taquari 2, entre os procedimentos realizados, pode-se citar consultas, realização de exames, vacinações, curativos, entre inúmeras outras atividades, oferecidas pela inédita instalação de dois Hospitais de Campanha dentro da mesma localidade. Isso ocorreu mediante uma resposta concreta dada à população do Rio Grande do Sul.
"Vale ressaltar que esses 40 mil atendimentos não podem e nem devem ser tratados meramente como estatística, porque eles representam o produto final de uma enorme coordenação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, algo executado por muitas pessoas e pelo voluntariado e comprometimento de muitos militares das mais diversas organizações de saúde da Aeronáutica espalhadas pelo país", declarou o comandante do Hospital de Campanha, major médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior.
As especialidades com maior demanda têm sido, além de clínica médica, os procedimentos odontológicos e ortopédicos, seguidos com mais de dois mil atendimentos de emergência e assistência social.
Desde o dia 10/7, as estruturas dos Hospitais de Campanha da FAB se unificaram, e os atendimentos estão sendo realizados na estrutura montada na entrada da Base Aérea de Canoas (Baco), diariamente, das 8h às 18h.
Para acompanhar a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse aqui a página especial.
Força Nacional do SUS
Após dois meses de atuação no Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS ultrapassou 20 mil atendimentos à população afetada pelas fortes chuvas e inundações. Atualmente, o Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha em operação, além de realizar atendimentos volantes, em saúde mental e indígena.
Somente o hospital de campanha de Canoas atendeu mais de 5,6 mil pessoas. A unidade de Porto Alegre registrou 4,8 mil atendimentos. Em Novo Hamburgo, foram 2,2 mil atendimentos à população e o HCamp de São Leopoldo recebeu 1,7 mil pessoas. As equipes volantes realizaram 4,9 mil atendimentos. Os profissionais atuam em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, São Leopoldo, Três Coroas, Viamão, Ibarama e Eldorado do Sul.
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da pasta, Márcio Garcia, ressalta que esses 20 mil atendimentos representam a importância da atuação e empenho dos voluntários da Força Nacional do SUS na assistência à população gaúcha. "Neste momento de restauração dos estabelecimentos de saúde, a FN-SUS segue firme e mobilizada junto à população, realizando atendimentos em saúde até a reestruturação da rede de assistência", declara.
Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui
Por: Força Aérea Brasileira (FAB) com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte