Inmetro realiza fiscalização de cabos e condutores isolados
Dos 41.969 mil produtos fiscalizados, 0,57% apresentaram irregularidades
A Operação Energia Segura fiscalizou entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, cabos de potência e condutores isolados. A ação teve como objetivo retirar do mercado produtos que apresentaram problemas ou indícios identificados a partir das ações de monitoramento do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), assegurando a conformidade dos produtos aos regulamentos estabelecidos e, assim, garantindo a segurança dos consumidores. Durante a operação, foram fiscalizados 41.969 mil produtos, dos quais 241 foram considerados irregulares.
A operação Energia Segura envolveu 21 órgãos delegados dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A iniciativa visa avaliar a segurança e a conformidade dos produtos energéticos no mercado, protegendo os consumidores e promovendo a qualidade dos produtos comercializados no país. Ao todo, 41.657 mil produtos foram aprovados e 312 unidades apresentaram irregularidades.
Entre os produtos inspecionados, destacam-se os cabos de potência com isolação sólida extrudada de cloreto de polivinila (PVC) ou Polietileno (PE) para tensão de 1kV, que tiveram 1.172 unidades fiscalizadas e nenhuma irregularidade encontrada, e os cabos/condutores isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750V, com 15.815 unidades fiscalizadas e 104 unidades irregulares, representando 0,97% de irregularidades.
Os cabos e cordões flexíveis com isolação extrudada de polietileno clorossulfonado (CSP) para tensões até 500V, por sua vez, apresentaram 1,21% de irregularidades, com 4 unidades apreendidas entre as 330 fiscalizadas. Já os cabos flexíveis isolados com borracha etilenopropileno (EPR) e os cabos de potência e condutores isolados sem cobertura, com isolação extrudada não registraram nenhuma irregularidade, com 368 e 1.173 unidades fiscalizadas, respectivamente.
Os cabos flexíveis isolados com borracha de silicone unipolares sem cobertura, com 2.038 unidades fiscalizadas, apresentaram 6 unidades irregulares, correspondendo a 0,44% de irregularidades. Já os condutores isolados com policloreto de vinila para tensões nominais até 450/750V apresentaram 62 unidades irregulares entre as 16.999 fiscalizadas, representando 0,44% de irregularidades.
De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, “ a Operação "Energia Segura" demonstra a importância das ações de fiscalização na proteção do consumidor e na garantia da qualidade dos produtos. A continuidade dessas operações é essencial para assegurar que os produtos atendam aos padrões de segurança e qualidade, minimizando riscos e promovendo a confiança do consumidor”.
Na hora de realizar a compra
-
O consumidor deve escolher sempre estabelecimentos formais, que apresentem a nota fiscal do produto;
-
É necessário observar a presença do selo do Inmetro; e
-
Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor pode denunciar à Ouvidoria, pelo telefone 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), ou por meio do formulário eletrônico no Portal de Serviços do Inmetro .
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte