Inmetro realiza Operação Especial Férias Seguras
Foram analisados produtos e serviços mais utilizados no período do recesso escolar
Preocupado com a segurança da família nesse período de férias escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, por meio dos órgãos delegados nos estados, entre os dias 1º e 5 de Julho, a Operação Especial Férias Seguras.
A operação verificou produtos e serviços como reforma de pneus, pneus novos de motocicleta, componentes e sistemas para GNV, capacetes para motociclistas, aparelhos elétricos de cozinha, grill, grelha, churrasqueira, dispositivos de retenção infantil e colchões de espuma e de molas.
Segundo João Nery, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, as fiscalizações desses produtos e serviços são realizadas durante todo o ano, porém, nesse período, as fiscalizações são intensificadas.
“Nessa época as fiscalizações são intensificadas para reforçar a segurança da população. Nesse período os estudantes estão mais em casa ou em atividades que precisam de supervisão”, informou Nery.
O diretor aproveitou para dar algumas dicas aos consumidores na hora de comprar produtos no mercado formal.
”É importante que os consumidores observem a presença do selo do Inmetro nos produtos regulamentados. A presença do selo indica que o item passou por testes de qualidade e não oferece riscos para os usuários”, disse Nery
O consumidor pode consultar a veracidade do selo e a situação do registro do produto ou serviço no Portal de Serviços do Inmetro.
Foram verificados 41.969 produtos. Desses, 241 itens apresentaram irregularidades. Os estados com o maior número de produtos irregulares foram São Paulo, com 72; Minas Gerais, com 59; Amapá, com 57; e Paraná, com 21.
Sinmac e Ouvidoria
Caso ocorra algum acidente ou incidente de consumo, o consumidor deve comunicá-lo ao Sinmac - Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, no Portal de Serviços do Inmetro.
Vale ressaltar que também é importante comunicar a Ouvidoria do Inmetro sobre qualquer questão referente à qualidade dos produtos. Ao identificar que um produto não está em conformidade com as normas de segurança ou qualidade, ou se suspeitar de fraudes ou falsificações, o consumidor deve entrar em contato com o Inmetro por meio do canal da Ouvidoria ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), no período de 8h às 16h30.
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