Lula conversa com Macron sobre eleições, convida francês para reunião de países democráticos e deseja sorte à França na realização das Olimpíadas
Presidentes de Brasil e França tiveram conversa telefônica na tarde desta segunda-feira (22)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica sobre temas variados com o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, na tarde desta segunda-feira (22/7). Na pauta, a valorização da democracia, o combate à fome e à pobreza, as eleições na França e os Jogos Olímpicos.
No bate-papo de cerca de 30 minutos, o líder brasileiro deu os parabéns a Macron pelos resultados expressivos alcançados pelas forças democráticas no segundo turno das eleições francesas e desejou sucesso na formação do novo governo, “para que o povo francês seja o grande vencedor do processo”. Ressaltou que a Franca representa uma referência de liberdade democrática, direitos humanos e cultura para os brasileiros. Macron reiterou a Lula os votos de sucesso na organização da Cúpula do G20 e da COP30 no Brasil.
O presidente Lula também convidou Macron a participar da reunião prevista para 24 de setembro, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre líderes de diversos países democráticos, em que serão discutidas estratégias de combate aos extremismos e à violência na política.
O presidente Lula se manifestou sobre a conversa pelas redes sociais.
"Liguei para o presidente @EmmanuelMacron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no dia 26 de julho", escreveu o presidente
Paris 2024
Lula explicou ainda ao colega que a primeira-dama, Janja da Silva, será a representante do presidente brasileiro na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na próxima sexta-feira, e manifestou votos de sorte ao colega na realização do megaevento esportivo. Macron disse estar honrado pela presença e que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, receberá Janja da Silva com toda a atenção.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte