Lula e Michelle Bachelet conversam sobre situação na América Latina e na Europa
Encontro entre presidente brasileiro e ex-presidenta do Chile ocorreu antes do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal bandeira do Brasil no G20
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta quarta-feira, 24 de julho, no Rio de Janeiro, com a ex-presidenta do Chile e vice-presidenta do Clube de Madri, Michelle Bachelet. Também participaram do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
A conversa entre Lula e Bachelet ocorreu minutos antes do evento de pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal bandeira do Brasil à frente da Presidência do G20. O presidente brasileiro e a ex-presidenta chilena trataram sobre a situação política na América Latina e na Europa.
Leia também: Papel dos Estados, encolhidos pelo neoliberalismo, precisa ser revisto
Estados do Futuro
Bachelet participou também, no Rio, da abertura do States of The Future (Estados do Futuro), evento paralelo do G20, nesta segunda-feira (22). Na ocasião, ela salientou que a presença estatal é especialmente importante em um cenário em que governos autoritários ganham força.
“A democracia está falhando ao não produzir o resultado esperado. Há uma perda da confiança nas instituições democráticas. Cada vez mais cresce o número de pessoas que, mais do que um governo democrático, querem um governo autoritário”, afirmou Bachelet, acrescentando ser preocupante assistir o crescimento da extrema direita.
Entre as soluções apontadas por ela está a criação de um sistema de financiamento de cunho internacional. “Precisamos trabalhar numa arquitetura financeira global mais efetiva, que possa responder às necessidades”, disse a ex-presidenta do Chile.
CLUBE DE MADRI – O Clube de Madri é o maior fórum mundial de ex-presidentes e ex-primeiros-ministros de países democráticos, que utilizam sua experiência individual e coletiva de liderança e alcance global para fortalecer práticas democráticas inclusivas e melhorar o bem-estar das pessoas ao redor do mundo. Uma organização internacional e sem fins lucrativos, não partidária, o Clube de Madri conta com mais de 100 membros de mais de 70 países, além de uma rede global de conselheiros e parceiros em todos os setores da sociedade.
Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte