Cultura

Margareth Menezes diz que política Cultura Viva fortalece expressões culturais locais

A ministra da Cultura falou sobre o tema em entrevista à Voz do Brasil desta sexta-feira (5). Política completa 20 anos

Yara Aquino | Agência Gov
05/07/2024 20:01
Margareth Menezes diz que política Cultura Viva fortalece expressões culturais locais
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mais cultura, tradição e regionalidade é o que traz a política Cultura Viva, que completa 20 anos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, em entrevista à Voz do Brasil, nesta sexta-feira (5), destacou que a iniciativa fortalece as manifestações culturais que tem reconhecimento das comunidades e fazem parte da identidade nacional.

“O reconhecimento traz a possibilidade de receber editais fortalecendo essas manifestações que estão ligada à Cultura Viva”, disse a ministra. “Geralmente são ações de cultura que já existem há muito tempo e não tinham tido a oportunidade de ter acesso a fomento”, explicou.

A Cultura Viva representou o início de um novo momento das políticas culturais em que o poder público passou a reconhecer, certificar e fomentar os grupos culturais que atuavam nas mais diferentes dimensões de seus territórios, mas que, na sua maioria, estavam excluídos dos recursos públicos e privados. 

Pontos de Cultura

Na entrevista, Margareth Menezes destacou a importância dos Pontos de Cultura. “Eles produzem cultura, são identificados pela própria comunidade. O que credencia o Ponto de Cultura é o testemunho da comunidade sobre aquela ação para que ela vire um Ponto de Cultura”, afirmou.

Retomada da Cultura no RS

A ministra relatou que foi com uma equipe ao Rio Grande do Sul, no último dia 3, para lançar ações de retomada e reconstrução da cultura no estado. “Lançamos uma ação com aporte de R$ 60 mil. Também ampliamos todos os prazos de editais do Ministério da Cultura”, disse.

As ações do Programa Retomada Cultural são voltadas aos agentes culturais, recursos para Pontos de Cultura, memória e bibliotecas comunitárias e valores para ações artísticas continuadas e a retomada cultural via Lei Rouanet.

Margareth Menezes ainda lembrou que o Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos ocorre, desde quarta-feira (3/7), em Salvador (BA), com uma agenda de celebração, debates, troca de conhecimento e música. O evento segue até sábado (6/7).

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte