Saúde

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos a estados e municípios

Esse é o balanço das 11 edições da Caravana Federativa, iniciativa que percorre o país, com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores estaduais e municipais

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
12/07/2024 12:51
Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos a estados e municípios
Foto: Walterson Rosa/MS
Presidente Lula e ministra Nísia Trindade durante visita à edição da Caravana Federativa, realizada no Piauí

Um evento que traduz a missão dada pelo presidente Lula de aproximar o governo federal dos estados e municípios. Essa é a Caravana Federativa que percorreu 11 estados brasileiros no período de agosto de 2023 a julho de 2024. O Ministério da Saúde esteve presente em todas as edições, realizando mais de 2.600 atendimentos, tirando dúvidas e levando soluções do Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios. Ainda sem previsão de local, a caravana deve retornar no final do ano.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e aos profissionais da pasta. Essa pasta tem sido um dos grandes ‘pulmões’ das caravanas, levando o programa Mais Médicos, aumentando o recurso da atenção básica e da atenção primária, retomando políticas tão importantes como Brasil Saudável e Brasil Sorridente, além de todo um trabalho para a redução de filas de exame, de cirurgias. É um grande orgulho a participação do ministério na Caravana Federativa”, afirmou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, órgão responsável pela organização das caravanas.

Participação do Ministério da Saúde

De agosto de 2023 para cá, a caravana percorreu 11 unidades federativas: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Amapá, Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e, por último, o Pará. Ao todo foram mais de 29 mil atendimentos prestados por 35 ministérios, bancos públicos e entidades federais.

No último dia 5, na edição realizada em Belém (PA) , o Ministério da Saúde totalizou, em dois dias de evento, 144 atendimentos a 30 municípios do estado. Os participantes, a cada encontro, contam com atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios. O evento ainda permite ainda a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

Municípios bem atendidos e com seus problemas resolvidos. Essa é a missão de Mônica Andrade, assessora de comunicação do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da pasta. Ela é uma das responsáveis por receber os gestores e cadastrá-los junto ao Datasus.

“Cadastramos dados básicos e o município representado. Depois, encaminhamos o gestor para o técnico que completa os dados com o atendimento prestado. Fico muito feliz em participar dessa ação. A cada problema resolvido, a cada feedback recebido, é gratificante saber que o trabalho contribui para a melhoria da saúde da população”, conta Mônica.

Assessor de equidade étnico-racial e vigilância de saúde da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (SVSA) , Marcos Vinícius Cordeiro compartilha do mesmo sentimento de Mônica. Ele é um dos técnicos que viaja os estados tirando dúvidas e resolvendo questões de vigilância e saúde dos municípios.

“Conseguimos dialogar e criar essa ‘ponte’ do município com o ministério. Para o gestor municipal ir a Brasília às vezes é inviável. Então, a gente pega a demanda e já encaminha para os setores responsáveis para resolução rápida. Isso é o que nos move. É a paixão, é o amor pelos SUS”, diz Marcos.

Agilidade nas demandas

Pontes que geram resultados como para o município de Marituba, no Pará. Vitória Figueiredo Reza, secretária de saúde do município, esteve presente na última edição e visitou o estande do Ministério da Saúde para tirar algumas dúvidas e obter informações sobre a retomada de obras da Academia de Saúde de Marituba, a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantil.

Marituba foi um dos municípios contemplados com os investimentos do Novo Programa de Aceleração (Novo PAC) , obras que beneficiarão mais de 36 mil moradores do município. “Há dois meses, fomos contempladas com duas UBS de porte 5 com verba garantida. Hoje, viemos para tirar as dúvidas para enviar a documentação e acelerar o processo licitatório das obras”, comemora Vitória.

“O Ministério da Saúde, esteve com a gente desde o início, devido a sua grandeza, capilaridade e importância. A pasta tem um protagonismo fundamental porque movimenta muitos convênios, muitos contratos e resolve as pendências dos gestores”, afirma Juliana Cordeiro, secretária especial de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Histórico

A Caravana Federativa foi um movimento federal que nasceu na Secretaria Especial da Presidência da República, por orientação do presidente Lula, e capitaneada pelo ministro Alexandre Padilha, pelo secretário especial de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, e pelo assessor da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência, José Wilson Pereira, conhecido como coronel Wilson e protagonista das caravanas.

“O embrião da Caravana Federativa é o que nós chamávamos de encontro de prefeitos do passado. Quando começou o novo governo, levei uma nota técnica para o André Ceciliano e o Padilha para retomarmos esse encontro. E assim a ideia tomou esse gigantismo”, ressalta coronel Wilson.

“Além do valor em si, a caravana carrega um simbolismo muito grande, em que o governo federal ‘desce o Planalto’ e vai ao território do município para buscar as aspirações, buscar um contato mais próximo e estabelecer um canal direto”, finaliza ele.

Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/ministerio-da-saude-ja-realizou-mais-de-2-600-atendimentos-a-estados-e-municipios
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte