Plataforma usada na gestão da atenção primária ganha layout mais acessível e eficiente
Nova versão melhora a navegabilidade e tem o objetivo de aumentar a adesão do usuário e apoiar gestores nos estados, municípios e DF
A plataforma e-Gestor AB, utilizada por trabalhadores da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) , está mudando. Agora chamada de e-Gestor APS, ela vai seguir o padrão visual do Governo Federal, bem como do Ministério da Saúde, com um layout mais moderno e a preocupação em tornar a navegação mais fácil, acessível e eficiente.
Conheça a plataforma e-Gestor APS
“A mudança na web design pode melhorar significativamente a navegabilidade, facilitando a experiência do usuário e tornando a interação com o conteúdo mais intuitiva e agradável”, explica o coordenador-geral substituto de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária, Marcelo Miranda. “Nosso objetivo é aumentar a adesão do usuário e, potencialmente, apoiar ainda mais os gestores nos estados, municípios e Distrito Federal”, afirma.
A página principal reúne os sistemas de informação da atenção primária à saúde (APS) , os relatórios públicos e os manuais com o passo a passo de como utilizar cada sistema (atualizados à medida em que há mudanças nos sistemas, em tempo real), tudo em nova apresentação e seguindo os preceitos:
- Menus simplificados com categorias claras;
- Design responsivo adaptado a todos os dispositivos;
- Tempo de carregamento otimizado;
- Design consistente com hierarquia visual clara.
Também há botões para se cadastrar e receber a newsletter semanal Saps Informa; para acessar o Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); para acessar o web atendimento; e para consultar a página da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), o site do e-SUS APS e o portal do Educa e-SUS APS . Por enquanto, as novidades estão disponíveis no acesso público do e-Gestor APS. Para o acesso restrito, com login e senha, o design e a usabilidade serão atualizados em breve.
Próximos passos
Outras mudanças estão em desenvolvimento e serão implementadas, como o processo de cadastro do município e a distribuição de perfis; o novo relatório de pagamento detalhado; e o novo acesso mais simplificado, permitindo aos usuários solicitarem os sistemas de seu interesse e navegar por eles de forma integrada.
Laísa Queiroz
Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte