Retomada da cultura no RS tem ações voltadas para Pontos de Memória e restauração de acervos
Programa visa oferecer suporte financeiro aos agentes culturais do estado
O Programa Retomada Cultural RS anunciado na quarta-feira (3/7) pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, juntamente com uma comitiva do MinC e o ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, em Porto Alegre, inclui ações voltadas para o setor de museus. O programa visa oferecer suporte financeiro aos agentes culturais do estado, que foi gravemente afetado pela calamidade climática ocorrida na primeira semana de maio.
Entre as ações específicas para o setor, está o apoio financeiro de R$ 30 mil a todos os Pontos de Memória que foram diretamente afetados, localizados nas áreas de inundação. O apoio financeiro se dará sem concorrência, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Além disso, o programa oferecerá, ainda, 150 bolsas de R$ 30 mil cada, destinadas ações artísticas continuadas, por meio de um edital. Tais bolsas poderão ser destinadas a profissionais da museologia e conservação que atuem em projetos de recuperação e restauração de acervos que foram atingidos pelas fortes chuvas.
Rouanet Emergencial RS
O MinC anunciou ainda um programa especial da Lei Rouanet, direcionado ao Rio Grande do Sul, para atrair os 100 maiores investidores desse mecanismo para patrocinarem projetos que promovam a recuperação cultural no estado. A iniciativa visa englobar desde o restauro de patrimônios e aquisição de acervos até a realização de ações emergenciais, em um esforço conjunto para revitalizar o setor cultural gaúcho.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte