Tecnologia

Silvio Almeida abre diálogo com gamers para impulsionar combate ao discurso de ódio em ambiente virtual

Encontro sinaliza inclusão de consumidores de jogos eletrônicos em debate sobre mediação política para enfrentar violação de direitos no universo dos players

Agência Gov | Via MDHC
19/07/2024 11:33
Silvio Almeida abre diálogo com gamers para impulsionar combate ao discurso de ódio em ambiente virtual

A inserção dos gamers como peças fundamentais para pensar estratégias de combate ao discurso de ódio de maneira institucional foi a pauta central do encontro on-line entre o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, com players e estudiosos do setor nessa quarta-feira (17).

Dando largada nesta partida após ouvir demandas dos gamers, Almeida destacou ser crucial conhecer e distinguir as formas de socialização que os jogos criam. “Precisamos mostrar para as pessoas os perigos da não-politização do debate sobre os games e mostrar onde existe radicalização e extremismo nos jogos. O desafio está no modo de socialização dos jogos e não os jogos em si, ou seja, a forma de interação das pessoas sem uma mediação política está criando esse tipo de problema”, avaliou o ministro em referência a violações de direitos nos ambientes digitais.

Em contrapartida, o integrante da Rede Progressista de Games e jornalista Pedro Zambarda reforçou que a demanda é uma realidade. “Essa aproximação é muito importante sobretudo com as periferias. A gente sabe que é um setor que lida muito com gente privilegiada economicamente e que não conversa com o gamer real, que é periférico. De fato, essa é uma lacuna”, apontou, representando a Rede que reúne profissionais como jornalistas, desenvolvedores de jogos e empresários da área.

Uma pesquisa realizada pela Brasil Game Show (BGS) em parceria com o Datafolha, em 2019, revelou que o país tem aproximadamente 67 milhões de players, o que indica a importância do debate nas discussões políticas. Representantes da rede de AfroGames, professores e pesquisadores da temática integraram a conversa que também girou em torno do comportamento dos jovens e do acesso indiscriminado a conteúdos de violência e discriminação na internet.

Participaram do encontro, pelo MDHC, o assessor especial de Comunicação Social, Ruy Conde; da assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; da coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais, Lígia Oliveira; do coordenador-geral de Educação Cidadã na Rede Formal e Popular, João Moura; e do diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Fábio Mariano.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/silvio-almeida-abre-dialogo-com-gamers-para-impulsionar-combate-ao-discurso-de-odio-em-ambiente-virtual
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte