Silvio Almeida reúne time de gamers para enfrentar o discurso de ódio no país
Objetivo é combater violações contra grupos vulneráveis na luta pela garantia de direitos, desde o desenvolvimento até o consumo de jogos eletrônicos
Uma partida dentro do universo dos games no Brasil está marcada para acontecer nesta quarta-feira (17). O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) estará on-line, às 19h, com uma equipe de profissionais da comunidade gamer. Ao lado dps chamados proplayers, a ação elegerá habilidades a serem usadas para enfrentar o discurso de ódio e fortalecer a cultura de respeito aos direitos humanos no setor.
Uma pesquisa realizada pela Brasil Game Show (BGS) em parceria com o Datafolha, em 2019, revelou que o país tem aproximadamente 67 milhões de players. Levando em conta o impacto cultural e econômico dessa indústria nessa população, o ministério busca avançar com essa agenda para garantir que o desenvolvimento, a produção e o consumo de games estejam a salvo de ameaças de violações de direitos.
Além de definir estratégias para mitigar o discurso de ódio, o ministro Silvio Almeida e os especialistas da comunidade vão pensar juntos a melhor forma de promover a proteção de minorias étnicas, combater a violência, o preconceito e o abuso nos jogos, tanto nas representações gráficas, na mecânica dos jogos, quanto nos discursos proferidos em partidas virtuais.
- Data: 17 de julho (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Reunião on-line
- Atendimento exclusivo à imprensa:
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte