ANP e Ibama abrem banco de dados ambientais marítimos. Acesse
A plataforma BDA Netuno, parceria entre a Agência Nacional de Petróleo e o Ibama, centraliza dados de diversos projetos de monitoramento, controle e mitigação
A ANP publicou hoje (20/8) a página do Banco de Dados Ambientais (BDA) Netuno, uma parceria entre a Agência e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio de um acordo de cooperação técnica. O acordo visou promover um ambiente favorável para o desenvolvimento de iniciativas públicas e privadas para fortalecer a gestão de dados, informações e estudos ambientais relacionados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.
O BDA Netuno tem colaboração da indústria de geofísica, com o objetivo de facilitar o acesso público a dados ambientais com transparência. Esses dados são provenientes do licenciamento ambiental das atividades de pesquisa sísmica marítima no Brasil, realizado pelo Ibama.
O banco centraliza dados de diversos projetos de monitoramento, controle e mitigação requeridos pelo órgão licenciador, permitindo a visualização georreferenciada dos dados e o download de informações relacionadas à biota marinha. A ferramenta continua a evoluir como um banco de dados vivo, resultado de inúmeras reuniões recorrentes entre empresas, Ibama e pela parceria técnica com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a EnerGeo.
Por ANP
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte