Relações exteriores

Brasil e Chile assinam acordo de cooperação no setor espacial

Memorando de entendimento foi firmado durante o lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, com a presença dos presidentes Lula e Boric

Agência Gov | Via Planalto
06/08/2024 16:42
Brasil e Chile assinam acordo de cooperação no setor espacial

No último dia da visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, em Santiago, ao lado do presidente Gabriel Boric. Na cerimônia desta terça-feira, 6 de agosto, os governos brasileiro e chileno firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos.

“Tenho certeza de que este centro será um importante ativo para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do Chile e que nossa cooperação nos levará longe”, afirmou o presidente Lula. O Centro Espacial Nacional terá um laboratório especializado na fabricação de satélites e um centro de controle de missão espacial, entre outras tecnologias.

>> Discurso do presidente Lula no lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile

Lula destacou a importância da cooperação na área espacial entre os países em desenvolvimento. “O setor espacial é mais estratégico do que nunca para o desenvolvimento de uma nação. Apesar da sua importância, o setor espacial é uma das áreas em que a desigualdade entre os países é mais gritante. Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul Global. A cooperação entre países do Sul tem potencial para reverter essa desvantagem”, assinalou.

Leia também
Brasil e Chile encaminham parceria para transformação digital do Estado
Lula: 'o Brasil caminha para ser a oitava economia mundial em 2024'
No Chile, Lula defende esforço regional para assegurar democracia na Venezuela

O líder brasileiro também ressaltou a retomada dos investimentos no setor espacial nacional, por meio de encomendas tecnológicas de R$ 300 milhões. “Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar empregos e renda. Conseguimos, no Brasil, desenvolver um ecossistema de pesquisa, tecnologia e aplicações espaciais robusto. Temos instituições de excelência, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, às quais se somam universidades e um setor privado inovador”, declarou Lula.

Gabriel Boric expressou orgulho em participar da assinatura do acordo entre o Chile e o Brasil no setor espacial. “Como dizia o presidente Lula no seu discurso, o espaço não é para os milionários que podem pagar e ver a Terra de cima. O espaço tem que ser um lugar onde todos que habitam a Terra possam se beneficiar disso”, afirmou o presidente chileno.

PARCERIAS — A visita oficial do presidente Lula ao Chile, iniciada na segunda-feira (5), contou com a assinatura de 18 acordos e tratativas. Entre as assinaturas está o Acordo para Reconhecimento Recíproco de Carteiras de Habilitação entre os dois países. Na área do Turismo, foi firmado o plano de ação para implementação do Acordo de Turismo de 1993 e o memorando de entendimento entre Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Fundação Imagem do Chile (Marca Chile).

Os dois países assinaram outros acordos nos temas de agricultura, saúde, ciência, tecnologia e inovação, comércio, avanço da gestão pública digital, para a cooperação em cibersegurança, para cooperação em matéria de cuidados, redução da desigualdade, luta contra a fome e a pobreza, além de acordos para a colaboração entre os ministérios de Mineração e Energia de ambos os países.

Lula também participou do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile, que reuniu cerca de 500 empresários dos dois países em Santiago. O evento foi marcado pelo anúncio de R$ 82 bilhões de investimentos no Brasil e no Chile por parte das empresas.

Na ocasião, Lula destacou as oportunidades de investimentos do Novo PAC, programa federal que contempla duas rotas de integração com o Chile.

Por: Planalto

 

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/08/brasil-e-chile-assinam-acordo-de-cooperacao-no-setor-espacial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte