A Embratur fez parte da delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta segunda-feira (5). Em Santiago, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, foi um dos signatários de um memorando de cooperação para o desenvolvimento de ações que irão contribuir com o aumento do turismo entre os dois países. Além de integrar a comitiva, Freixo participou de um painel no Fórum Empresarial Chile-Brasil, promovido pela Apex-Brasil.
Em coletiva de imprensa no Palácio de La Moneda, sede do Poder Executivo do Chile, o presidente Lula falou sobre a retomada do processo de integração da América do Sul e registrou a necessidade de promover o turismo no continente. “A integração sul-americana é uma realidade que faz a diferença na vida das pessoas. Integração significa conexão”, afirmou o presidente.
“O aumento do número de voos permitiu que o fluxo de turistas entre os nossos países quase dobrasse no ano passado. Com o plano de trabalho em turismo que firmamos hoje, o Chile tem tudo para se consolidar como um dos destinos mais importantes procurado pelos brasileiros. Meu governo está empenhado em conectar toda a América do Sul por meio de cinco grandes rotas diárias, duas das quais inclui o Chile. O Brasil pode ser a porta de entrada chilena para o continente africano e o Chile pode ser a porta de entrada do Brasil para a Ásia”, completou o presidente Lula.
O memorando de cooperação em turismo internacional, assinado entre Embratur e a Fundação Imagem do Chile (Marca Chile), nesta segunda, irá promover os destinos turísticos entre os dois países e também em outros mercados.
Para Marcelo Freixo, essa é uma grande oportunidade para trocar informações e desenvolver estratégias que irão impactar no aumento do desembarque de turistas nos aeroportos dos dois países. “O turismo foi um dos temas principais citados pelos presidentes. Quando falamos em aumento da entrada de turistas no país, estamos falando de países que se aproximam. Agora, Brasil e Chile caminham juntos na democracia, na geração de emprego e renda, e na possibilidade de aproximar cada vez mais as nossas culturas”, ressaltou o presidente da Embratur.
Os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e a subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Pardo, também estão entre os signatários do memorando.
A partir desta cooperação, as entidades deverão compartilhar informações e melhores práticas em áreas como gestão, inteligência de dados, inovação, novas tecnologias, marketing internacional, promoção da Marca Visit South America, entre outros. Brasil e Chile também irão fortalecer o turismo sustentável, capacitar profissionais para promover a imagem dos dois países, e se apoiar no Conselho Iberoamericano de Marcas País (CIMAP).
A Fundação Imagem do Chile é responsável por promover a imagem da nação chilena no mundo, aumentando seu reconhecimento, reputação e preferência no mercado internacional.
Nova conexão
O presidente Lula e Marcelo Freixo se reuniram com o CEO da Latam, Roberto Alvo, na tarde desta segunda. A companhia aérea anunciou na última quinta-feira (1°) um novo voo entre Brasil e Chile. O voo direto ligando Fortaleza e Santiago terá capacidade para 174 passageiros e começa a ser operado em 30 de novembro deste ano.
A companhia aérea é responsável por 70% do volume de pessoas que viajam de avião entre os dois países. Além de Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre possuem voos diretos para Santiago, operados pela Latam.
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional. “Queremos o maior número de turistas internacionais no Brasil, porque isso significa geração de emprego e renda para a população”, lembrou Freixo.
Fórum Empresarial Chile-Brasil
O Fórum Empresarial Chile-Brasil reuniu mais de 300 autoridades e empresários dos dois países a fim de identificar oportunidades de negócios, associações e investimentos para seguir estreitando as boas relações que existem entre os dois países. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior fornecedor do Chile, com participação de 11% no mercado chileno. Dentre os países da América do Sul, o Chile é o segundo maior investidor no Brasil. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do painel sobre Integração Regional.
Entrada de turistas chilenos no Brasil
O Chile é o terceiro país que mais envia turistas ao Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, 332.728 viajantes chilenos desembarcaram no país, 31,68% a mais que no mesmo período do ano passado (227.317). A previsão do GlobalData é que 455.917 chilenos entrem no Brasil até o final deste ano.
O recorde histórico de entrada de turistas chilenos no Brasil foi registrado em 2023, quando 458.576 viajantes conheceram os destinos brasileiros. O número é 14,58% maior que o recorde anterior, registrado em 2019 (391.689).
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)