Brasil e Índia fortalecem relações comerciais nos últimos anos
ApexBrasil mapeia novas oportunidades para exportações. Perfil de Comércio e Investimentos Índia traz dados macroeconômicos e oportunidades de comércio e investimentos
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou no dia 12 de agosto o Perfil de Comércio e Investimentos Índia , destacando as crescentes oportunidades comerciais entre Brasil e Índia, e revelando novos caminhos para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais.
Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia chegaram a US$ 4,7 bilhões, com destaque para as vendas de gorduras e óleos vegetais, açúcares e melaços e óleos brutos. Existe, no entanto, o desafio de diversificar a pauta exportadora brasileira, já que os três principais produtos correspondem a 66,8% das exportações.
Além disso, a ApexBrasil está à frente de nove projetos setoriais focados na Índia, nos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, moda e saúde, os quais visam diversificar e aumentar a presença brasileira no mercado indiano.
Ainda sobre acesso ao mercado, o Perfil destaca e que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) notificou a abertura recente do mercado indiano para uma série de produtos brasileiros: suco de açaí, açaí em pó, frutos de abacate, pescado de cultivo e pescado de captura. Saiba mais na publicação.
INVESTIMENTOS - No campo dos investimentos, o estudo revela que o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da Índia no Brasil atingiu US$ 3 bilhões em 2022, o maior valor registrado na série histórica. Apesar desse crescimento, o Brasil ainda não é um dos principais destinos de investimentos indianos, mas o aumento continuado indica um potencial significativo para os próximos anos.
Para ter acesso a todas essas informações em detalhe, baixe o estudo nesse link .
Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte