Casa Civil instala oficinas para elaboração do Plano Estratégico Integrado de Segurança para a COP30
Representantes das forças de segurança federais, do estado do Pará e de Belém participaram da reunião para discutir o planejamento da segurança do evento. Encontros serão semanais
A Casa Civil deu início, nesta terça-feira (13), às oficinas para a elaboração do Plano Estratégico Integrado de Segurança para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém. A reunião de instalação das oficinas foi conduzida pelo secretário-executivo adjunto, Pedro Pontual, e pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.
O encontro dá continuidade à reunião anterior promovida pelo ministro Rui Costa , que teve como objetivo alinhar as ações das forças de segurança envolvidas no evento.
Valter Correia iniciou a reunião apresentando as áreas de Belém que estão sendo planejadas para receber os participantes da conferência, destacando as principais vias de acesso aos locais do evento e a importância de um trabalho integrado. "Estamos focados em garantir que a COP30 ocorra com total tranquilidade, e a segurança é um dos pilares fundamentais para o sucesso dessa missão", afirmou.
Pedro Pontual compartilhou a experiência de integração das forças de segurança durante o G20, destacando os eixos e dimensões estratégicas que foram implementados e que também serão aplicados na COP30. Ele ressaltou a necessidade de um planejamento rigoroso para assegurar a segurança do evento.
As oficinas ocorrerão semanalmente até a finalização de componentes fundamentais, como a matriz de responsabilidades, matriz de riscos, estrutura de governança e a minuta da portaria que definirá os papéis de cada força durante a COP30. "Nosso desafio é ter um plano pronto até o início de outubro", destacou Pontual.
Estiveram presentes na reunião representantes da Casa Civil, dos Ministérios da Defesa, Justiça e Segurança Pública, Relações Exteriores, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Meio Ambiente, além do Gabinete de Segurança Institucional, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará e da Guarda Municipal de Belém.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte