G20 Brasil

Diálogo G20 debate dimensão social da transição energética com sociedade civil

Assunto se aproxima de abordagens feitas por Lula e o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em diferentes oportunidades sobre a transição energética justa, inclusiva e equilibrada

Agência Gov | Via MME
22/08/2024 09:20
Diálogo G20 debate dimensão social da transição energética com sociedade civil
Michele Lekan/Via MME

Dando continuidade ao evento Diálogo G20 – Transições Energéticas, o Ministério de Minas e Energia (MME) debateu a importância de incluir a dimensão social nas tomadas de decisão sobre o tema, nesta quarta-feira (21/08), em São Paulo. Durante o evento, a questão foi amplamente discutida com o setor privado e sociedade civil.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas no G20 Brasil e assessora especial do ministro de Minas e Energia, Mariana Espécie, o tema é uma leitura muito próxima daquilo que o presidente Lula e o ministro Alexandre Silveira vêm dizendo em diferentes oportunidades.

“Não basta que a gente tenha somente uma transição energética. Esse processo precisa ser justo, inclusivo e equilibrado. Senão a gente cria divergências e uma série de modelos ou faz a transição energética reproduzir modelos existentes de desenvolvimento que muitas vezes geram ou ampliam desigualdades e vulnerabilidades. Então, o Brasil, com esse debate, deseja explicar de forma mais abrangente o que significa esse modelo de transição”, destacou Mariana Espécie.

Leia também
Pacto pela Transformação Ecológica entre poderes supera o negacionismo
Transformações no trabalho e inclusão de jovens na era tecnológica são tema do Y20
Governo anuncia R$ 130 milhões de investimentos em energia eólica, no Ceará

O segundo painel trouxe, ainda, um conceito que o Brasil tem com muita propriedade: que as transições energéticas sejam centradas em pessoas que interessem o problema da pobreza energética, da redução das desigualdades e da inclusão social.

“Para isso é importante a gente, de novo, pensar em pessoas e em construir princípios que a gente concorda que sejam para uma transição justa, considerando as diferentes realidades nacionais. Permitindo, com isso, abordagens que cada país consiga implementar em suas diferentes realidades e problemas, trazendo a questão da cocção limpa, dos combustíveis limpos, do acesso à energia, a capacidade das pessoas de consumirem a energia necessária para o seu próprio desenvolvimento”, afirmou a diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges.

G20 Itinerante

Com apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de Itaipu Binacional, o Ministério de Minas e Energia adotou como estratégia a realização do “Diálogo G20 – Transições Energéticas”, um conjunto de seminários paralelos regionais que tem como objetivo principal engajar a sociedade brasileira nas discussões que estão sendo conduzidas no nível político e social no âmbito do G20. Essa iniciativa se conecta com a iniciativa do G20 Social, apresentada como uma proposição da presidência brasileira.

Os seminários regionais do “Diálogo G20 – Transições Energéticas” estão sendo realizados ao longo do segundo semestre de 2024, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Natal (RN) e Brasília (DF).


Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou

Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo


 

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/dialogos-do-g20-dimensao-social-da-transicao-energetica-foi-tema-de-painel-em-evento-com-o-setor-privado-e-sociedade-civil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte