Diálogo G20: Alexandre Silveira diz que indústria verde é caminho para o desenvolvimento sustentável
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, abriu a cerimônia do “Diálogo G20 - Transições Energéticas” nesta quarta-feira (28), em Brasília. Evento é preparatório para a ministerial do GT de Transições Energéticas do G20 que será realizada em outubro
O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, participou na manhã desta quarta-feira (28/8), em Brasília, da abertura do evento “Diálogo G20 - Transições Energéticas”. Durante o painel “O Brasil na liderança da transição energética”, Silveira destacou a importância do fortalecimento da indústria verde para o desenvolvimento sustentável e para a geração de emprego e renda e ressaltou os recentes avanços alcançados pelo País neste processo.
“Nosso objetivo é claro: engajar a sociedade brasileira nas discussões sobre transição energética. Para isso nós, juntamente com o presidente Lula, lançamos esta semana a Política Nacional de Transição Energética, e é ela quem vai promover o fortalecimento da nossa indústria verde como sendo um dos principais caminhos para o desenvolvimento sustentável nacional verdadeiramente sustentável, com geração de emprego e renda e combate às desigualdades”, afirmou Alexandre Silveira.
Na abertura do evento, realizado pelo MME com o apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de Itaipu Binacional, participaram a presidente Petrobras, Magda Chambriard, a Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa e o Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, que falou sobre a liderança brasileira nestes debates:
“O presidente Lula, como presidente do G20 deste momento, pode motivar o debate, não só nos 20 maiores países, mas no mundo inteiro de que a transição é possível, pode ser realizada e ela deve ser realizada”, reforçou Verri.
O “Dialogo G20 – Transições Energéticas” faz parte de uma série de encontros preparatórios para a Reunião Ministerial do GT de Transições Energéticas do G20, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) em outubro deste ano.
O principal objetivo é engajar a sociedade brasileira nas discussões das três prioridades principais do Brasil, durante a presidência do G20, dentro do tema da transição energética. São elas: acesso ao financiamento para a transição energética - com foco principalmente nos países em desenvolvimento e economias emergentes -, a dimensão social da transição energética, para que ela seja justa e inclusiva, e a importância de uma abordagem integrada para os combustíveis sustentáveis.
Até o final desta quarta-feira, uma série de debates será realizada no evento de Brasília, com convidados do setor. Confira aqui a programação completa. Além da capital federal, os seminários regionais do “Diálogo G20 – Transições Energéticas” também foram realizados no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte