Agricultura

Embrapa acredita que vai dar fruta no Canal do Sertão em Alagoas

Encontro entre produtores locais e pesquisadores da Embrapa, realizado em Arapicara, destaca possibilidades da fruticultura. Canal do Sertão é parte da Transposição do Rio São Francisco

Agência Gov | via Embrapa
01/08/2024 00:00
Embrapa acredita que vai dar fruta no Canal do Sertão em Alagoas
Arquivo
Pesquisadores apostam que fruticultura pode mudar esta paisagem

Na terça (30), em Arapiraca, AL, pesquisadores de duas Unidades da Embrapa partilharam conhecimentos sobre produção de hortaliças e frutas no Canal do Sertão em Alagoas. O canal faz parte do projeto de Transposição do Rio São Francisco, iniciado em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Antonio Santiago, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e Flávia Vieira, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), apresentaram os trabalhos de pesquisas com hortaliças e as possibilidades e potencial da fruticultura na área de influência do canal.

Realizado no Polo Agroalimentar da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Arapiraca, o encontro integra ações do Governo do Estado e prefeituras municipais, em parceria com a Embrapa e outros órgãos federais, para capacitação do setor produtivo para qualificar e fortalecer a produção agrícola na área do canal, que já conta com 123 quilômetros de extensão completados.

O encontro reuniu 62 participantes, entre gestores públicos, consultores, técnicos da extensão rural, professores e alunos da Uneal e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de representantes de associações de produtores rurais.

debate_arapiraca.jpeg

Encontro ocorreu em Arapiraca

As ações contam com a parceria do Governo de Alagoas , prefeituras dos municípios da área de influência do canal, Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Alagoas, Embrapa, Senar e Sebrae Alagoas, Emater Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Uneal, Ufal e Centro Universitário Unifael.

Santiago, que atua na Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, e já comandou a Secretaria de Estado da Agricultura, destaca que Alagoas importa parte significativa dos hortifruti comercializados e consumidos no estado, e que o Canal do Sertão representa um grande potencial de incremento dessa produção local nos próximos anos, mas que o sucesso das iniciativas depende do emprego de tecnologias sustentáveis, inovação e boas práticas no cultivo.

Participaram da reunião o superintendente do Mapa em Alagoas Jorge Marques, os secretários de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura de Arapiraca, respectivamente, Hibernon Cavalcante e Genivaldo Oliveira, além do subsecretário municipal Josimar da Silva.

 
Por Embrapa
Link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/91382419/pesquisadores-apresentam-potencial-para-hortifruti-no-canal-do-sertao-em-alagoas?p_auth=oQqwUJZA
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte