MDS articula parceria com ONG brasileira vinculada à ONU
Em audiência, ministro lembrou que políticas de segurança alimentar coordenadas pela pasta foram decisivas para os avanços demonstrados no SOFI 2024
Erradicar a fome, a pobreza e o desperdício de alimentos. Sobre esses pilares, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) articula cooperação com a Organização Não Governamental (ONG) brasileira Fome de Tudo, que já é parceira do Programa Mundial de Alimentos (da sigla em inglês WFP, World Food Programme) das Nações Unidas (ONU).
Nesta quarta-feira (07.08), o ministro Wellington Dias recebeu a CEO da Fome de Tudo, Úrsula Corona, que apresentou atuação da agência. A organização tem como premissa o empoderamento econômico aliado ao empreendedorismo social.
“A iniciativa vai ao encontro das políticas sociais coordenadas pelo Governo Federal. Podemos trabalhar juntos”, avaliou Wellington Dias. “Atuamos para enfrentar a pobreza e a fome, enquanto buscamos inclusão socioeconômica e autonomia do público que necessita dos programas sociais. Essa inclusão nós fazemos por meio da capacitação técnica direcionada, principalmente, às áreas em que existe demanda de mão-de-obra”, completou o ministro.
O titular do MDS também destacou que as políticas de segurança alimentar coordenadas pela pasta foram decisivas para os avanços demonstrados no relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024). Os dados extraídos do relatório apontaram que em 2023 a insegurança alimentar severa no Brasil caiu 85% em relação ao ano anterior.
A CEO da Fome de Tudo ressaltou que contribuir para erradicar a fome também é uma prioridade. “A gente começou com foco de eliminar a fome e depois incorporamos a capacitação técnica das famílias e desenvolvemos essa tecnologia para mapear os sistemas e auxiliar no alcance dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU”, explicou.
Pelo ministério, ainda participaram da reunião o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e a secretária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity. O diretor do Centro de Excelência no Brasil do WFP, Daniel Balaban, também esteve no encontro, realizado em Brasília.
Programa Mundial de Alimentos
O Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas ganhou o Nobel da Paz em 2020. É considerada uma das maiores organizações humanitárias, ao salvar vidas em emergências e usar a assistência alimentar entre pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e o impacto das mudanças climáticas.
Além disso, é a maior agência da ONU, atuando para melhorar a nutrição humana. O Fome de Tudo é a única organização no Brasil com parceria e chancela oficial do WFP, assinada na sede em Roma, que, junto com o Centro de Excelência Contra a Fome do WFP no Brasil, desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte