Educação

MEC debate como avaliar competências digitais de estudantes

Encontro traçou caminhos possíveis para avaliar essas aprendizagens a partir da pluralidade de realidades do Brasil, tendo em vista a preparação dos estudantes brasileiros para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2025

Agência Gov | Via MEC
16/08/2024 11:14
MEC debate como avaliar competências digitais de estudantes
Reprodução YouTube
O evento apresentou a metodologia que será utilizada pelo Pisa

O Ministério da Educação (MEC) promoveu o webinário “Avaliação de competências digitais de estudantes: pensando um modelo para o Brasil” na quinta-feira (15/8). Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento teve por objetivo discutir o desenvolvimento de metodologias de avaliação de competências digitais, acompanhando o processo de implementação do currículo de educação digital.

O debate se dá em um contexto em que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) medirá, pela primeira vez, em 2025, as competências digitais dos estudantes em todo o mundo. O evento apresentou a metodologia que será utilizada pelo Pisa, bem como compartilhou as perspectivas de secretarias de educação, de especialistas e da sociedade civil sobre caminhos possíveis para construir modelos de avaliação adaptados aos diversos contextos brasileiros. É possível conferir a transmissão por meio do canal do MEC no YouTube .

Para a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, é fundamental encontrarmos a melhor maneira de medir as competências digitais dos nossos alunos para saber se a política está funcionando e se ela verdadeiramente tem efetividade. Segundo Schweickardt, é preciso pensar essa avaliação levando sempre em consideração as desigualdades que envolvem o País. Falar dessas competências digitais significa enfrentar a falta de inclusão social e digital do Brasil , direcionando os esforços para quem de fato precisa, concluiu.

Esse foi o sexto e último evento do “Ciclo de Seminários Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, projeto realizado no âmbito d a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A programação contou com palestra d e Luis Francisco Vargas-Madriz, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para abordar como as próximas edições do Pisa avaliarão competências digitais e inteligência artificial na educação.

Além disso, foram promovidos dois painéis: sobre modelos possíveis de avaliação para o Brasil e sobre os desafios e as oportunidades para implementação a partir da realidade das secretarias municipais e estaduais de educação.

Participantes – Estiveram presentes na mesa de abertura a coordenadora de Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Daniela Costa; o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Brasil , Morgan Doyle; a diretora -presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz; e a diretora de Estudos Educacionais do Inep, Maria Teresa Gonzaga.

Os painéis de debate contaram com a participação d e Cesar Augusto Nunes, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; Ivan Siqueira , professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ; Lucia Dellagnelo, especialista e consultora do Banco Mundial ; Clara Machado, coordenadora- geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Inep ; e Eduardo da Silva, vice-presidente da Undime Mato Grosso .

Contexto Em 2022, com a homologação da BNCC Computação , relativa à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Conselho Nacional de Educação (CNE) indicou a necessidade de se definir uma metodologia de avaliação dessas competências. Para isso , uma pergunta sobre a atualização do currículo quanto à BNCC Computação foi incluída no questionário referente à condicionalidade V do Valor Aluno Ano por Resultado (Vaar), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme determina a Resolução nº 3/2024 .

Escolas Conectadas A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023,  é  um esforço do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos, bem como apoiar a aquisição e a melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.

A fim de atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional define, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/mec-debate-como-avaliar-competencias-digitais-de-estudantes
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